Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE estuda variação do buraco de ozônio e raios UV no Chile

por INPE
Publicado: Set 11, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 11 de setembro de 2007

Imagem INPE estuda variação do buraco de ozônio e raios UV no Chile

Para estudar o buraco de ozônio e a radiação ultravioleta, a Dra. Neusa Paes Leme, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), esteve no início de setembro em Punta Arenas, no Chile. Em cooperação com a Universidad de Magallanes, a pesquisadora deu início às atividades do Projeto Atmosfera Antártica e conexões com a América do Sul (ATMANTAR), aprovado pelo PROANTAR/MCT/CNPq no âmbito do Ano Polar Internacional . Também participou da missão o engenheiro Francisco Raimundo da Silva, do Centro Regional do Nordeste do INPE.

Entre as atividades do projeto, serão realizados estudos simultâneos na Antártica, Chile e Brasil sobre a evolução do buraco de ozônio e o impacto da variação da radiação ultravioleta. Em Punta Arenas, foi instalado um espectrofotômetro Brewer que realizará medidas no período de setembro a dezembro de 2007.

“No ano de 2006, foi observado um novo recorde de destruição da camada de ozônio e na sua dimensão, que atingiu 26 milhões de km2. Para este ano é também esperada novamente uma grande destruição da camada. O buraco de ozônio já atingiu, no dia 4 de setembro, a dimensão de 24 milhões de Km2 com uma grande redução na concentração do ozônio, um mínimo de 147 Unidades Dobson (UD) no dia 16 de agosto”, informa a Dra. Neusa Paes Leme. Em 2006, a média da concentração mínima de ozônio foi de 100 UD, entre setembro e outubro. “O Buraco de ozônio varia muito de um ano para outro e um grande fator que influencia o seu comportamento é a baixa temperatura da estratosfera no inverno”.

O INPE estuda a atmosfera antártica desde 1985, em pesquisas nas áreas de meteorologia, radioatividade natural (radônio), aerossóis, gases do efeito estufa, camada de ozônio, radiação ultravioleta, ionosfera, relação Sol-Terra e mais recentemente estudos da temperatura da Mesosfera, relação oceano-atmosfera e atmosfera-gelo. “Para o Ano Polar Internacional os coordenadores dos projetos que estudam a atmosfera antártica se uniram para estudar todas as camadas da atmosfera e tentar responder algumas questões importantes sobre as mudanças ambientais e climáticas”, diz a pesquisadora do INPE.


A pesquisadora Neusa Paes Leme e o engenheiro Francisco Raimundo da Silva, ambos do INPE, durante os estudos em Punta Arenas


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.