Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

CBERS-2B já está integrado ao Longa Marcha 4B

por INPE
Publicado: Set 06, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 06 de setembro de 2007

Imagem CBERS-2B já está integrado ao Longa Marcha 4B

Na manhã de 6 de setembro, em Taiyan, China, foi realizada a operação de transporte do satélite sino-brasileiro CBERS-2B do Centro Técnico para a Torre de Lançamento. Os sete quilômetros que separam as duas instalações foram percorridos pelo CBERS-2B em cerca de uma hora. O transporte foi feito por um veículo especialmente adaptado para fornecer as condições ambientais exigidas pelo satélite.

“Após o enchimento dos tanques de hidrazina e os testes de vazamento de combustível, o satélite foi montado na coifa do lançador ontem (5 de setembro) e então ficou pronto para o transporte do Centro Técnico à Torre de Lançamento”, conta José Iram Barbosa, chefe do Serviço de Garantia do Produto do INPE, que participa da campanha de lançamento na China.

Após sua chegada à Torre, a coifa com o satélite foi içada e integrada ao terceiro estágio do lançador Longa Marcha 4B. A partir do próximo dia 8, serão reiniciados os testes finais com o satélite integrado ao lançador. O CBERS-2B é o terceiro satélite do Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite) e será lançado entre os dias 19 e 21 de setembro.


Terceiro estágio do Longa Marcha 4B: a coifa com o CBERS 2B foi integrada na parte superior deste módulo


Coifa do Longa Marcha 4B sendo içada para integração ao terceiro estágio


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.