Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE assume controle de órbita do CBERS-2 para lançamento do CBERS-2B

por INPE
Publicado: Set 06, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 06 de setembro de 2007

Imagem INPE assume controle de órbita do CBERS-2 para lançamento do CBERS-2B

Em preparação para o lançamento do CBERS-2B, o Centro de Controle e Rastreio (CRC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está assumindo o controle completo do CBERS-2 a partir do dia 12 de setembro. Esta transferência antecipada de controle do CBERS-2 para o CRC/INPE, que deveria ocorrer em 23 de novembro, tem por objetivo facilitar o controle pelo Centro de Xian, na China, durante a LEOP (sigla inglesa para Fase de Lançamento e Órbitas Iniciais) do CBERS-2B.

“Assim, durante esta fase de vida do CBERS-2B em órbita, o CRC, além de controlar completamente o CBERS-2, vai rastrear o CBERS-2B em suas passagens sobre o Brasil, receber e armazenar seus dados de telemetria e comandar, quando programado, os subsistemas de bordo desenvolvidos pelo INPE”, explica Pawel Rozenfeld, chefe do CRC/INPE.

Desde abril, o controle do CBERS-2 está sendo feito pela China, seguindo o cronograma de operações de controle compartilhado entre o CRC/INPE e o XIAN Satellite Control Center (XSCC). O controle do satélite consiste em monitorar e corrigir a sua trajetória, quando necessário, através do acionamento dos propulsores de bordo. A correção periódica precisa ser feita devido ao decaimento da órbita, acentuado pela degradação natural da trajetória orbital. As diferenças de altura causam um deslocamento na posição do satélite, que prejudica, por exemplo, a montagem de mosaicos das imagens geradas. O órgão responsável pelo controle realiza ainda a manutenção da sincronia do relógio de bordo com o horário da Terra, e a constante atualização dos parâmetros orbitais do satélite.


Centro de Controle e Rastreio (CRC)


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.