Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Simpósio discute sistema global para monitorar o meio ambiente

por INPE
Publicado: Set 05, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de setembro de 2007

Imagem Simpósio discute sistema global para monitorar o meio ambiente

De 17 a 19 de setembro de 2007, o “GEOSS in the Americas Symposium” reunirá em Mangaratiba, Angra dos Reis (RJ), especialistas de todo o continente americano no estudo do meio ambiente por meio de ferramentas de observação da Terra, como o sensoriamento remoto por satélites. Membro do Group on Earth Observations (GEO), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é um dos organizadores do evento, que pretende divulgar e ampliar, nas Américas, as atividades do GEOSS (Sistema de Sistemas de Observação Global da Terra).

Com sede em Genebra, Suíça, o GEOSS reúne instituições de pesquisa do mundo inteiro para ampliar a capacidade de monitoramento ambiental do planeta. O coordenador geral de Observação da Terra do INPE, João Vianei Soares, é co-presidente pelo Brasil do Comitê de Capacitação do GEOSS.

O Simpósio foi idealizado pelos membros do GEO para aumentar a compreensão sobre o GEOSS, buscando ampliar a sua representatividade na região, através de parcerias e estudos de potencialidades com as diversas instituições do setor nas Américas.

O Group on Earth Observations (GEO) é uma organização intergovernamental que congrega 71 países e a Comissão Européia. Nas Américas, participam Argentina, Belize, Brasil, Canadá, Chile, Costa Rica, Honduras, México, Panamá, Paraguai e Estados Unidos.

Atualmente existem 46 organizações internacionais empenhadas na operação do GEOSS, um sistema global para fornecimento de observações detalhadas da Terra, obtidas a partir  de diversos instrumentos e técnicas, cujo sistema  terá também como missão transformar os dados coletados em informação vital para a sociedade.

Informações sobre o “GEOSS in the Americas Symposium” no site www.dpi.inpe.br/GEOSS_Americas.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.