Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Escola Avançada de Astrofísica aborda Objetos Compactos

por INPE
Publicado: Set 05, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de setembro de 2007

Imagem Escola Avançada de Astrofísica aborda Objetos Compactos

De 10 a 14 de setembro, em São José dos Campos (SP), acontece a “2ª Escola Avançada do INPE: Objetos compactos”, promovida pela Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Os cursos serão ministrados por pesquisadores considerados referência internacional no estudo dos “objetos compactos”, formados pela evolução de estrelas de grande massa que, ao atingirem seus últimos estágios, modificam o seu aspecto e a sua física interior para se transformarem em estrelas anãs brancas, estrelas de nêutrons ou buracos negros.

O curso terá palestras sobre os seguintes temas: “Cataclysmic variables”, com Brian Warner, professor do Departamento de Astronomia da Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul; “Generation mechanisms of gravitational waves”, com Kostas Kokkotas, professor do Departamento de Física da Universidade Aristóteles em Thessaloniki, na Grécia; “Compact objects”, com Feryal Özel, professora do Departamento de Física da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos; e “Accretion processes in neutron stars and black holes”, com Ronald Remillard, professor do Centro de Pesquisas Espaciais do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

As palestras, em inglês, são dirigidas a cientistas e pós-graduandos em Astrofísica que estudam objetos compactos e acompanham os avanços nesta área de pesquisa. Mais informações no site www.das.inpe.br/school.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.