Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

PAN programa início das atividades em Santa Maria

por INPE
Publicado: Ago 30, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 30 de agosto de 2007

Imagem PAN programa início das atividades em Santa Maria

O Programa Antártico (PAN) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), responsável por importantes pesquisas na área de Estudos Climáticos e Mudanças Globais na Antártica e suas conexões com a América do Sul, será transferido para o Centro Regional Sul (CRS), de Santa Maria (RS), até janeiro de 2008. Durante a última semana, o coordenador do PAN, Dr. Ronald Buss de Souza, visitou o CRS e anunciou que já estão em andamento as medidas necessárias para a transferência do seu núcleo administrativo e científico.

No ano de 1984, foi realizada a primeira Operação Antártica coordenada pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), responsável por todas as operações desde que o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) foi instituído. O INPE sempre esteve presente nas operações, através de projetos individuais de seus pesquisadores.

A partir de 2002, o Ministério do Meio Ambiente, com a colaboração do CNPq, instituiu duas redes de pesquisas para estudos na Antártica. Uma delas interessada em Mudanças Globais e suas conexões entre o continente americano e a Antártica, e a outra interessada em aspectos locais nas proximidades da Estação Brasileira, que fica na Ilha do Rei George, para Monitoramento Ambiental Marinho, Atmosférico e Terrestre. Atualmente, existe um projeto internacional de pesquisa chamado Ano Polar Internacional que envolve instituições do mundo inteiro para estudar aspectos científicos ligados aos Pólos, tanto Ártico quanto Antártico.

Dentro desse contexto, o INPE, através do PAN, está incentivando os estudos na área de mudanças climáticas. Com a transferência do seu Programa Antártico, Santa Maria deverá contar com mais 4 doutores nesta área. Os projetos do PAN em São José dos Campos, onde fica a sede do INPE, continuarão recebendo apoio institucional a partir do núcleo administrativo e científico que estará localizado no CRS. O coordenador do PAN aguarda a liberação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, de algumas bolsas para pesquisadores com pós-doutorado que devem atuar na parte de modelagem acoplada ao Oceano-Atmosfera e Ciências Espaciais.

O Núcleo será instalado num laboratório na sede do CRS/INPE, no qual funcionará um centro de recepção de dados de satélite e a Modelagem Oceano-Atmosfera. Serão instaladas duas antenas de recepção de dados dos satélites NOAA (sensor AVHRR) e Terra e Aqua (sensor MODIS). A antena para a recepção dos dados do AVHRR deverá ser instalada ainda em 2007, possivelmente no mês de novembro. Já para a antena MODIS, a previsão é o final de 2008. “O Centro receberá imagens e disponibilizará os dados originais brutos e os processados para a comunidade científica e interessados”, afirmou o Dr. Ronald Buss.

Junto com o coordenador do PAN, estiveram em visita ao CRS dois pesquisadores do programa, Dr.Luciano Ponzi Pezzi e Dr. Marcelo Folhes, que realizaram palestras para funcionários, alunos e pesquisadores do CRS. O coordenador de Gestão Científica e diretor substituto do INPE, Dr. João Braga, acompanhou o grupo.


Pesquisadores do Programa Antártico do INPE (PAN) palestraram no auditório do CRS


Dr. Ronald Buss explica a variabilidade dos campos de temperatura da superfície do mar e suas implicações na pesca


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.