Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE comemora sucesso da exposição Leonardo da Vinci

por INPE
Publicado: Ago 28, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 28 de agosto de 2007

Nos 35 dias em que permaneceu aberta na sede do INPE, em São José dos Campos, a exposição "Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas" registrou 11.529 visitantes. Para receber todo este público, inclusive nos finais de semana e feriado, foi necessário mobilizar servidores, funcionários terceirizados – especialmente da área de segurança -, e estagiários. Esta foi a primeira vez que o INPE esteve aberto à população em geral, sem necessidade de agendamento prévio das visitas.

O estacionamento em frente ao INPE foi tomado por ônibus de toda a região do Vale do Paraíba. No total, compareceram 84 escolas do ensino fundamental e médio. “Teve um dia que recebemos 14 ônibus. Nosso estacionamento não comporta tanto e tivemos que permitir a entrada de veículos dentro do Instituto”, conta Maria José Batista, a Majô, que atende a portaria há 15 anos e nunca tinha visto uma movimentação tão intensa. “Foi gratificante, apesar do trabalho intenso que nos obrigou a modificar horário de turnos e deslocar mais vigilantes nos horários de pico. Praticamente todos ao sair da exposição vinham nos agradecer a recepção e dizer que a exposição era ótima. O resultado foi muito positivo”, conclui Majô.

Dos estudantes que vieram à exposição Leonardo da Vinci, 4.864 também passaram pelo Centro de Visitantes do INPE e puderam conhecer o Laboratório de Integração e Testes (LIT). Desta forma, as atividades do Instituto e a importância do desenvolvimento de Ciência e Tecnologia nas áreas espacial e do sistema terrestre ficaram gravadas na mente destes jovens. Para efeito de comparação, o Centro de Visitantes do INPE costuma receber a cada ano uma média de 15 mil pessoas. Com a exposição, em apenas um mês foi registrado um terço do movimento anual.

Para acompanhar e conduzir em segurança tantas crianças e adolescentes o trabalho da equipe de vigilância foi fundamental. Onze seguranças foram deslocados de outras áreas e eventualmente do 2º turno para cuidar do movimento causado pela exposição, que também deu trabalho extra aos funcionários da limpeza.

“A experiência foi positiva. A única ressalva é que na próxima exposição as visitas das escolas poderiam ser agendadas, assim as equipes da portaria e da segurança estarão mais bem preparadas”, sugere Maria Célia Lemes dos Santos, do Serviço de Infra-estrutura Administrativa do INPE.

Enquanto de segunda a sexta-feira a maioria das visitas era de estudantes, nos finais de semana o perfil do público era bem mais diverso. Famílias, grupos de jovens, idosos, pessoas de todas as idades e profissões estiveram no INPE para ver as maravilhas mecânicas de Leonardo da Vinci. Para receber as visitas no sábado e domingo, dias sem expediente de trabalho, onze servidores se revezaram como voluntários.

A exposição, que fez parte das comemorações do 46º aniversário do INPE, foi possível graças à parceria com o MAST (Museu de Astronomia e Ciências Afins), instituição também vinculada ao MCT que produz exposições itinerantes sobre temas relacionados à história da Ciência e da Tecnologia.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.