Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Parceria com emissora amplia divulgação das previsões do CPTEC/INPE

por INPE
Publicado: Ago 28, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 28 de agosto de 2007

Na última sexta-feira, a TV Vanguarda, afiliada da TV Globo no Vale do Paraíba, fez a primeira transmissão ao vivo da área de operação do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com uso de equipamentos instalados no prédio da instituição. O projeto, ainda experimental, visa ampliar as possibilidades de divulgação das previsões de tempo e clima e, ao mesmo tempo, facilitar a logística da emissora, que pode evitar, nas transmissões ao vivo, o deslocamento de sua Unidade Móvel de Jornalismo (UMJ) até Cachoeira Paulista, onde fica localizado o CPTEC/INPE, a 96 quilômetros de São José dos Campos e 193 quilômetros de São Paulo.

O acordo permitiu à emissora a instalação de uma antena de link em microondas e o armazenamento de equipamentos de tevê para uso nas transmissões no prédio do CPTEC/INPE. Segundo a coordenadora do CPTEC, Maria Assunção Faus Silva Dias, o objetivo deste projeto é ampliar as possibilidades de divulgação das atividades de pesquisa do Centro de Previsão e estabelecer mecanismos que permitam novos formatos de parceria e divulgação não somente focados nos serviços de previsão meteorológica, com também nas atividades de pesquisa e desenvolvimento da instituição.

WebTV: Meteorologia para Agricultura

Em outra iniciativa, também voltada a maior divulgação de seus serviços e produtos, o CPTEC/INPE está lançando em sua homepage um novo produto para Agricultura: a WebTV de Previsão de Tempo para a Agricultura, com veiculação semanal. O programa, voltado ao produtor, apresenta as possíveis adversidades do tempo, fornecendo subsídios às importantes decisões que devem ser tomadas nos mais diversos momentos do ciclo agrícola.

Os boletins, discutidos e preparados por profissionais da Meteorologia e Agronomia, apresentam a previsão do tempo, abordando também temas relacionados à estiagem agrícola, condição para tratamentos fitossanitários, necessidade de irrigação, condição de manejo do solo e para a aplicação de defensivos agrícolas, previsão do comportamento da precipitação com duas semanas de antecedência, entre outras informações e serviços.

A iniciativa é fruto da parceria do CPTEC/INPE com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp; e da Embrapa Informática. Informações adicionais podem ser encontradas no site de meteorologia para Agricultura do CPTEC e no site do Agritempo

Outros serviços ao vivo na web

Desde 2004, o CPTEC/INPE disponibiliza a seus usuários, na Internet, o serviço de Vídeos Online, através do qual são feitas diariamente as transmissões ao vivo (Streaming) da Previsão de Tempo, mensalmente das Previsões Climáticas, e, agora, semanalmente das Previsões Agrometeorológicas. A partir da homepage, os usuários também podem assistir ao vivo ou obter o vídeo gravado de seminários, workshops, entre outros eventos científicos realizados e promovidos pelo CPTEC/INPE. Os eventos estão sendo armazenados em um servidor de Vídeo sob Demanda (VoD) e podem ser acessados pela página: http://www6.cptec.inpe.br/webtv-cptec.


Transmissão ao vivo direto da área de operação do CPTEC/INPE


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.