Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Aluno do Doutorado em Geofísica Espacial é premiado pela AGU

por INPE
Publicado: Ago 24, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 24 de agosto de 2007

Aluno de Doutorado do curso de Geofísica Espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Edio da Costa Jr. foi agraciado com o “Outstanding Student Paper Award”, conferido pela American Geophysical Union (AGU), por seu trabalho apresentado como pôster na “2007 Joint Assembly”, evento realizado no mês de maio em Acapulco, no México.

O trabalho “AKR emissions during magnetic storms”, de Edio da Costa Junior, M. Virginia Alves e Walter D. Gonzalez, é resultado de sua dissertação de mestrado concluída em fevereiro de 2006. No trabalho apresentado, o principal objetivo é entender como os parâmetros do vento solar influenciam as emissões da radiação quilométrica auroral (AKR) durante tempestades magnéticas. Para isso, foi desenvolvido um índice numérico para quantificar a atividade da AKR, baseado na análise dos espectrogramas do fenômeno, obtidos pelo PWI (Plasma Wave Instrument) a bordo do satélite Geotail. Além disso, foram utilizados dados observacionais da velocidade e da densidade do vento solar, do campo magnético interplanetário, dos índices Dst e AE e da densidade iônica da lâmina de plasma para estudos e comparação direta com a atividade AKR, descrita pelo índice desenvolvido nesse trabalho.

Foram analisadas nove tempestades magnéticas, englobando eventos em que a AKR está presente durante todas as fases da tempestade e outras em que a AKR desaparece durante a fase inicial da tempestade. Dentre estes eventos, apenas seis já haviam sido analisados na literatura, embora sem incluir um tratamento quantitativo das emissões da radiação. No caso das tempestades com desaparecimento da AKR, os resultados reforçam a teoria de que o desaparecimento da AKR está associado à elevação da densidade de plasma da lâmina de plasma e subsequente inibição da formação de potenciais elétricos alinhados ao campo magnético nas regiões geradoras da AKR.

Saiba mais sobre os cursos de Pós-graduação do INPE na página www.inpe.br/pos_graduacao


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.