Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Nova página da ETE apresenta detalhes dos programas de satélites

por INPE
Publicado: Ago 23, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 23 de agosto de 2007

A Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) ganhou uma nova página na internet. Com interface gráfica renovada, que segue o mesmo padrão do site do Instituto, a página da ETE traz novidades e apresenta os seus trabalhos. Entre eles, o desenvolvimento do programa CBERS (China-Brasil Earth Resources Satellite), que lança seu terceiro satélite neste mês de setembro, a Plataforma Multi-Missão (PMM), a construção de Satélites Científicos, entre outros. A atualização acrescentou ainda conteúdos de interesse geral, como informações sobre a pós-graduação na área, a Política Industrial e serviços prestados.

A ETE é a área do INPE responsável por desenvolver plataformas espaciais e cargas úteis. Ela tem como finalidade principal ser o Centro de Excelência Nacional em Engenharia e Tecnologia na Área Espacial. A Coordenação é composta por quatro divisões: Eletrônica Aeroespacial (DEA), que realiza pesquisas e desenvolve tecnologia em eletrônica aplicada ao campo aeroespacial; Mecânica Espacial e Controle (DMC), que conta com atividades de pesquisa e desenvolvimento na área de dinâmica orbital e controle; Desenvolvimento de Sistemas de Solo (DSS), que realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento em infra-estrutura de solo (software, hardware e redes de comunicação de dados) para o rastreio e controle de satélites; e Divisão de Sistemas Espaciais (DSE). A ETE também conta com o Serviço de Garantia do Produto (SGP) e o Serviço de Manufatura (SMF).

A página tem ainda um espaço para que o usuário entre em contato, faça perguntas, sugestões e comentários. O endereço é http://www.inpe.br/ete.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.