Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

FAPESP aprova projeto para aplicação espacial de diamantes sintéticos e nanotubos de carbono

por INPE
Publicado: Ago 22, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 22 de agosto de 2007

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) estão propondo o desenvolvimento de novos métodos de deposição de Diamante CVD (Chemical Vapor Deposition), Diamante Nanocristalino (DNC), Diamond-Like-Carbon (DLC) e Nanotubos de Carbono (NTC).

Recentemente aprovado pela FAPESP, o projeto, que tem como título “Novos materiais, estudos e aplicações inovadoras em Diamante CVD, Diamond-Like-Carbon (DLC) e de Carbono Nanoestruturado obtidos por deposição química a partir da fase de vapor”, tem como objetivos o desenvolvimento da Tribologia para aplicações industriais e espaciais, a criação de estruturas aeroespaciais utilizando nanotubos e o estudo de eletroquímica com eletrodos utilizando Diamante CVD dopado com boro e DNC para baterias e sensores ambientais.

O DIMARE – Grupo de Diamante e Materiais Relacionados realiza pesquisas nesta área desde 1991 no Laboratório Associado de Sensores e Materiais (LAS) do INPE. O valor da contribuição feita pela FAPESP para o atual projeto é de R$ 388.285,23 e U$ 200.138,07. O recurso será utilizado na compra de equipamentos, materiais e serviços para caracterizações, aperfeiçoamento de novos reatores, para o auxílio na formação de recursos humanos e na ampliação de cooperações nacionais e internacionais.

Mais informações no endereço http://www.las.inpe.br/l_dimare.htm


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.