Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Seminário discutirá programa de estatística e monitoramento da pesca

por INPE
Publicado: Ago 16, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 16 de agosto de 2007

Em Brasília, de 23 a 25 de agosto, o I Seminário Nacional de Monitoramento e Estatística da Atividade Pesqueira (SENAPE) deve levantar orientações para políticas públicas voltadas à gestão, manejo e conservação do ambiente marinho. O evento irá debater os problemas e necessidades da estatística da pesca e monitoramento do meio ambiente aquático no Brasil, para sua gestão e estudos com caráter ecossistêmico.

O Seminário deve apresentar iniciativas bem-sucedidas de monitoramento e estatística pesqueira no Brasil e, como resultado, elaborar recomendações aos gestores públicos da pesca e aqüicultura para a criação de um Programa Nacional Unificado de Monitoramento e Estatística da Atividade Pesqueira.

“Este Seminário colabora com os esforços que o Estado vem fazendo para consolidar sua Política de Monitoramento e Avaliação Pesqueira. Sua maior motivação reside no fato de que, hoje, os maiores usuários de estatística pesqueira estão na academia, inclusive assessorando o Estado dentro dos subcomitês científicos de Fóruns gestores”, diz Eduardo Tavares Paes, um dos coordenadores do I SENAPE.

Em setembro de 2006, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realizou o I Seminário de Sensoriamento Remoto aplicado à Pesca – I SSRP I Seminário de Sensoriamento Remoto aplicado à Pesca – I SSRP, que gerou algumas recomendações, como a inclusão no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) de recursos para o monitoramento ambiental marinho e o desenvolvimento de ferramentas de sensoriamento remoto para subsidiar a gestão e o controle da atividade pesqueira. Com a repercussão do I SSRP, o Dr. Eduardo Tavares Paes, representando o INPE, participou do 1º Workshop Brasileiro sobre Modelagem de Ecossistemas aplicada à Pesca, realizado em março no Instituto Oceanográfico da USP, onde ficou clara a necessidade e urgência da criação de um programa de estatística e monitoramento da atividade pesqueira no país.

Mais informações sobre o I Seminário Nacional de Monitoramento e Estatística da Atividade Pesqueira no site www.inpe.br/SENAPE


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.