Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

SBPC discutirá sistemas espaciais na Amazônia

por INPE
Publicado: Jul 06, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 06 de julho de 2007

A 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começa no dia 8 de julho em Belém (PA), terá um Grupo de Trabalho dedicado ao setor espacial brasileiro. Intitulado “Amazônia na Era Espacial”, o grupo terá entre os participantes Gilberto Câmara, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Este grupo analisará os sistemas espaciais que hoje trabalham sobre a região amazônica nos campos das comunicações, observação da Terra (sensoriamento remoto), meteorologia e navegação e localização.

O objetivo deste Grupo de Trabalho é avaliar se os atuais sistemas atendem às necessidades da região e, ainda, apresentar um quadro de propostas concretas de soluções para ampliar e melhorar estes sistemas.

Coordenado por José Monserrat Filho, da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA), o Grupo de Trabalho também terá como participantes: Adriano Venturieri, pesquisador da Embrapa/PA e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA); Daniel Nepstad, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam); Himilcon de Castro Carvalho, diretor de Políticas da Agência Espacial Brasileira (AEB); Luiz Carlos Miranda Joels (SFB); Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça, do Depto. de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Pedro Walfir, do Depto. de Geologia da UFPA; e Dalton de Morisson Valeriano, coordenador do Programa Amazônia do INPE.

Os integrantes do Grupo de Trabalho “Amazônia na Era Espacial” devem se reunir na terça-feira (10), das 10h às 17h45. Segundo a organização da SBPC, os resultados serão apresentados no dia seguinte, quarta-feira (11), em um simpósio que começa às 10h e se prolonga até às 11h45. Mais informações sobre a SBPC no site http://www.sbpc.ufpa.br.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.