Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Palestra da Divisão de Astrofísica é aberta à comunidade

por INPE
Publicado: Jun 27, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 27 de junho de 2007

“Estrelas duplas e catástrofes estelares” é a palestra deste mês promovida pela Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Nesta quinta-feira (28 de junho), às 19 horas, a pesquisadora Cláudia Vilega Rodrigues irá explicar o que é uma estrela dupla e como esta pode ser reconhecida entre outros astros celestes.

A palestra é gratuita, aberta à comunidade, e tem como objetivo tornar mais claros temas de estudo da Astronomia, apresentando-os de forma simples e sem a linguagem acadêmica geralmente inacessível ao público leigo. A apresentação dará ênfase aos objetos onde ocorre transferência de gás entre as duas estrelas, dando origem a grandes explosões, e que são temas de pesquisa da Divisão de Astrofísica do INPE.

Esta apresentação integra o Ciclo de Palestras idealizado pelos pesquisadores do INPE para divulgar a ciência. Desde 2005, todos os meses são apresentados temas atuais da Astrofísica.

As palestras acontecem na última quinta-feira útil do mês, às 19 horas, no auditório do Centro de Visitantes do INPE, em São José dos Campos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (12) 3945-7277 . Há um limite de 40 vagas para cada palestra. A programação do Ciclo de Palestras 2007 pode ser encontrada no endereço www.das.inpe.br.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.