Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Diretor do INPE apresenta proposta brasileira em Comitê das Nações Unidas

por INPE
Publicado: Jun 25, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 25 de junho de 2007

Imagem Diretor do INPE apresenta proposta brasileira em Comitê das Nações Unidas

O acesso aberto a dados de observação da terra e o uso de software livre foram defendidos pelo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, na 50ª Assembléia Geral do Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço (COPUOS), realizada em Viena, Áustria, de 6 a 15 de junho. Esta política proposta pelo Brasil é consistente com as iniciativas do INPE em oferecer sem custo para América Latina e África os dados do Programa de Satélites Sino-Brasileiros de Recursos Terrestres (CBERS), e de desenvolver softwares livres para tratamento de dados espaciais como SPRING e TerraView.

Até 2009, a Assembléia Geral do COPUOS deverá estabelecer uma posição oficial das Nações Unidas sobre cooperação internacional na promoção do uso de dados de observação da terra para o desenvolvimento sustentável. “Esperamos que a visão apresentada pelo Brasil possa ser adotada pela Assembléia Geral”, disse Gilberto Câmara.

Bem recebido pelo plenário, com manifestações explícitas de apoio por parte dos delegados do Chile, Venezuela e Nigéria, o discurso de Gilberto Câmara mereceu os cumprimentos do presidente do COPUOS, Gerard Brachet.

"CBERS é um único exemplo que conheço de uma cooperação Sul-Sul em tecnologia espacial concreta e bem-sucedida. Estou convencido que, para que os países em desenvolvimento usem as tecnologias espaciais, é preciso partir de cooperações Sul-Sul. O Brasil está assim numa posição privilegiada para estabelecer programas cooperativos com outros paí­ses do mundo em desenvolvimento para uso efetivo da tecnologia espacial", disse Gerard Brachet, que antes de presidir o COPUOS foi diretor da empresa Spot Image e diretor geral do Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) da França.

Representantes do Burkina Faso, Bélgica, Bulgária, China e Áustria, assim como o secretário-geral do COPUOS, Sérgio Camacho, e a professora de Lei Espacial da Universidade de Louisiana, Joanne Gabrynowicz, também cumprimentaram Gilberto Câmara pelo discurso em que apresentou a proposta brasileira.

Clique aqui para ler o discurso de Gilberto Câmara na 50ª Assembléia Geral do Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço (COPUOS).


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.