Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE abre inscrições para Observações Astronômicas Remotas

por INPE
Publicado: Jun 22, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 22 de junho de 2007

Imagem INPE abre inscrições para Observações Astronômicas Remotas

Estão abertas as inscrições para as Observações Astronômicas Remotas do segundo semestre de 2007. A atividade é coordenada pela Divisão de Astrofísica (DAS) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A observação remota permite a visualização dos astros através do telescópio e da câmera astronômica do INPE a partir da escola, por meio de uma conexão à Internet. Um sistema computacional possibilita o direcionamento do telescópio e a aquisição de imagens digitais dos astros, entre outras tarefas. Não é necessário conhecimento avançado em informática e astronomia para participar. As sessões são acompanhadas por um pesquisador da DAS e uma equipe capacitada para atender alunos e professores.

Estudantes e professores são incentivados a executar projetos observacionais simples, como fazer um passeio pelo céu (capturando por exemplo imagens de planetas e aglomerados de estrelas) ou acompanhar o movimento aparente de um asteróide. Após cada sessão remota, as imagens celestes podem ser manipuladas em sala de aula com o intuito de fixar conceitos em Matemática, Física e Astronomia de um modo participativo e bastante lúdico.

O segundo semestre das observações começa no mês de agosto e acontece às quintas feiras, das 19h às 22h. As atividades são direcionadas exclusivamente para instituições de ensino formal, dos níveis fundamental ao superior. Para se inscrever a instituição educacional precisa preencher o formulário com 30 dias de antecedência da data requerida e aguardar a aprovação do pedido.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.