Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Operadores do Landsat do mundo todo se reúnem em São José dos Campos

por INPE
Publicado: Mai 14, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 14 de maio de 2007

Imagem Operadores do Landsat do mundo todo se reúnem em São José dos Campos

São José dos Campos (SP) recebe nesta semana técnicos do mundo todo especializados no recebimento de dados de satélite para a reunião anual dos operadores de estações Landsat. O coordenador geral de Observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), João Vianei Soares, participa nesta segunda-feira (14/5), às 9h30, da abertura do evento, que se estenderá até sexta (18/5) no Hotel Mercure.

A 16ª Landsat Technical Working Group (LTWG 16) é promovida pelo United States Geological Survey (USGS) e conta com a presença de representantes de países e instituições que se utilizam dos serviços de recepção, gravação e processamento de dados dos satélites Landsat. Entre os países representados, Argentina, Canadá, África do Sul, Austrália, China, Indonésia, Rússia, Alemanha, Tailândia, Japão, além da União Européia, Estados Unidos e Brasil.

“Nesta reunião é feita uma atualização do status dos satélites e também apresentadas soluções para correções de eventuais problemas. Cada estação apresenta um relatório com as informações de como operou no último ano, quantas imagens distribuiu, entre outros dados”, informa João Vianei, do INPE.

Na manhã de quinta-feira (17), os técnicos da USGS participarão no INPE de reunião sobre o satélite sino-brasileiro CBERS - que tem se mostrado alternativa viável ao Landsat pelas características técnicas semelhantes -, e o sistema de processamento de múltiplos satélites MS3R, contratado pelo INPE e desenvolvido pela empresa brasileira Gisplan.

Confira aqui a programação completa da LTWG 16


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.