Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Programas Microgravidade e Uniespaço selecionam projetos científicos

por INPE
Publicado: Mai 02, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 02 de maio de 2007

A Agência Espacial Brasileira (AEB), em cooperação com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto da Aeronáutica e Espaço (IAE), realiza nesta semana a seleção dos projetos científicos do 3º Anúncio de Oportunidades (AO). As propostas de experimentos científicos tecnológicos e pesquisa, referentes ao Programas Microgravidade e Uniespaço, serão analisadas por uma comissão no IAE, em São José dos Campos (SP).

No caso do Programa Microgravidade, o objetivo é utilizar os experimentos brasileiros na Estação Espacial Internacional (ISS) em vôo orbital de dez dias, em setembro de 2009. Para a missão com veículo de sondagem se espera um vôo suborbital de aproximadamente seis minutos do VSB-30, em julho de 2008. “Recebemos 27 propostas de experimentos para microgravidade, sendo 17 para a ISS e 10 para o vôo suborbital com o VSB-30, que pode ser preparatório ao orbital com a ISS”, destaca Otávio Durão, do INPE. “Este número está acima das nossas expectativas iniciais e demonstra o interesse da comunidade científica brasileira. Claramente já se identificam grupos de pesquisadores que vão formando experiência com este tipo de experimento em microgravidade”.

Seleção

Na segunda-feira (30/4), foram avaliadas as propostas científicas do Programa Microgravidade. “Vamos fazer, primeiramente, uma análise científica. Logo depois, especialistas vão realizar a efetiva seleção”, afirma Marta Humann, gerente do Programa Microgravidade.

Nos dias 3 e 4 de maio será concretizada, ainda, a seleção das propostas encaminhadas ao Programa Uniespaço. “No nosso caso, já houve um parecer dos especialistas, agora é apenas selecionar os projetos”, comenta a gerente do Programa Uniespaço, Loiva Lopes Calderan.

No Programa Uniespaço as propostas foram dirigidas a quatro áreas de interesses: Veículos espaciais (9 projetos), Materiais (11), Computador de Bordo para aplicação espacial (3) e Sensores e atuadores para sistema de controles de atitude de satélites (5). O programa Uniespaço abrange projetos de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico. As propostas são oriundas de institutos, universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento de todo o Brasil. A previsão para a apresentação dos resultados da seleção é o próximo mês de junho.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.