Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Atlas de Ecossistemas com imagens de satélite é ferramenta multidisciplinar em todo o país

por INPE
Publicado: Abr 25, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 25 de abril de 2007

Imagem Atlas de Ecossistemas com imagens de satélite é ferramenta multidisciplinar em todo o país

O Atlas de Ecossistemas da América do Sul e Antártica – um projeto desenvolvido pelo Programa Educa SeRe, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) -, atingiu a marca de 2.100 unidades de DVD distribuídas em todo o Brasil e em países da América do Sul, após 18 meses do início de sua divulgação em escolas e instituições ligadas ao meio ambiente. Os dados foram divulgados no dia 24 de abril, durante o XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), em Florianópolis, pela pesquisadora Tânia Sausen, do INPE.

Lançado em novembro de 2006, o atlas mostra ecossistemas da América do Sul através de imagens de satélite, funcionando como importante ferramenta na geração de material didático de uso multidisciplinar em todos os níveis de ensino (fundamental, médio e superior).

Os exemplares do atlas são distribuídos gratuitamente, bastando que a escola ou instituição interessada preencha e envie um formulário de requisição do material. O pedido pode ser feito via e-mail. O formulário pode ser acessado pelo site Atlas.

Do total de DVD's distribuídos, 714 foram encaminhados a instituições da região sudeste, sendo 510 no Estado de São Paulo. Em segundo lugar está a região sul, com 670 unidades distribuídas, sendo 547 em Santa Catarina, seguida da região nordeste, com 253, sendo 77 no Maranhão.

A maioria das escolas que solicitaram o material é estadual (950) é de ensino fundamental (1.400). As disciplinas que mais utilizam o atlas são Geografia, Ciências, Meio Ambiente e História, nesta ordem.

Além do Brasil, também receberam o atlas a Argentina (88), a Colômbia (72), Bolívia (55), Venezuela (41), Equador (40), Cuba (27) e Uruguai, Peru, Paraguai e Chile, com 3 a 6 unidades cada um.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.