Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Projeto SAUDAVEL usa informações espaciais para controle de doenças

por INPE
Publicado: Abr 24, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 24 de abril de 2007

Imagem Projeto SAUDAVEL usa informações espaciais para controle de doenças

Cumprindo seu objetivo de levar os benefícios e produtos do programa espacial ao cidadão, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem desenvolvido projetos como o SAUDAVEL (Sistema de Apoio Unificado para Detecção e Acompanhamento em Vigilância EpidemioLógica), que usa as tecnologias de informação espacial no apoio ao controle de endemias. O SAUDAVEL integra as ações do Programa “Espaço e Sociedade”, iniciativa do INPE que busca a articulação de recursos entre parceiros institucionais, que podem reunir governo, terceiro setor e iniciativa privada.

O jornal O Estado de S.Paulo publicou reportagem sobre o SAUDAVEL nesta segunda-feira (23/4), repercutindo os bons resultados que o projeto tem alcançado no Recife, onde é utilizado no sistema para o controle da dengue.

O projeto

O objetivo do SAUDAVEL é encontrar as respostas e produzir os instrumentos de Tecnologia da Informação (TI) Espacial, métodos, algoritmos e produtos de software, tornando os sistemas de vigilância epidemiológica e de controle de endemias capazes de antecipar possíveis problemas, a partir de grandes bases de dados espaço-temporais aliadas às informações do SIS (Sistema de Informação em Saúde) e com dados caracterizadores da população e de seu lugar.

O projeto insere as tecnologias de informação espaciais, como bancos de dados geográficos, sistemas de informações geográficas e análise espaço-temporal, no contexto do controle de endemias. “Transformar pontos e polígonos no espaço e no tempo nos ‘lugares das doenças’, determinar sua distribuição e, ao possibilitar integrar as informações das pessoas e das características socioambientais, revelar também as ‘doenças do lugar’”, explica Antonio Miguel Vieira Monteiro, coordenador do Programa Espaço e Sociedade do INPE.

Além do INPE, participam do projeto a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e a FIOCRUZ, através do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da ENSP e do Departamento de Saúde Coletiva do CPqAM – Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.

Mais informações sobre o SAUDAVEL no site http://saudavel.dpi.inpe.br/ e sobre o Programa Espaço e Sociedade em http://www.dpi.inpe.br/espacoesociedade/


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.