Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Empresa brasileira desenvolve câmera dos satélites CBERS-3 e CBERS-4

por INPE
Publicado: Abr 23, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 23 de abril de 2007

Imagem Empresa brasileira desenvolve câmera dos satélites CBERS-3 e CBERS-4

Quem visitar os 27 estandes da exposição técnica do XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, que acontece até o dia 26 de abril em Florianópolis (SC), poderá ver o Modelo de Qualificação Térmica e Estrutural da câmera multiespectral MUX, que integrará a carga útil dos satélites sino-brasileiros CBERS-3 e CBERS-4, a serem lançados até 2011. O subsistema foi desenvolvido pela empresa Opto Eletrônica, de São Carlos (SP), para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), responsável no Brasil pelo Programa CBERS. Trata-se da primeira câmera no gênero inteiramente desenvolvida e produzida no Brasil. O CBERS-2, atualmente em órbita, carrega uma câmera com funções semelhantes, porém produzida pela China.

O contrato entre INPE e a Opto cumpre uma das funções do programa espacial brasileiro, que é a qualificação da indústria nacional. “Um dos desafios do programa espacial é, além de qualificar a empresa e gerar empregos dentro do contrato específico, conseguir fortalecê-la para que atue no mercado competitivo em todas as suas áreas de atividade”, explica Gilberto Câmara, diretor do INPE. “A Opto é o melhor exemplo do sucesso desse desafio. É uma empresa que tem como carro-chefe a área médica, na produção de equipamentos para oftalmologia; odontológica, na produção de microscópios cirúrgicos e refletores, e industrial, na produção de equipamentos e projetos para medição a laser. Entretanto, a cooperação com o INPE, no setor espacial, dá muito mais condições à Opto de estar à frente desse cenário muito competitivo em que está inserida”.

Para o diretor do INPE, a Opto é o resultado da bem-sucedida interação e integração da universidade com as necessidades do mercado. “Os diretores da Opto vêm de uma universidade forte (São Carlos), que produz pessoas muito qualificadas. A empresa deles, por sua vez, sendo também forte, se torna fornecedora do INPE, o que favorece a sua competitividade em um mercado bem diferente do setor espacial”.

“Ao desenvolvermos projetos na área espacial, estamos sempre trabalhando no limite tecnológico, e isso é bastante positivo”, afirma o presidente da Opto Eletrônica, Jarbas Caiado de Castro Neto. “A câmera MUX é um projeto muito importante para nós, na medida em que estamos sempre buscando o limite em óptica e eletrônica, dada a quantidade enorme de dados que o equipamento precisa registrar, armazenar e transmitir do espaço para a Terra. Além disso, temos que obter sempre um ganho de qualidade, para assegurar a performance e a confiabilidade, visto que o subsistema de um satélite, uma vez em órbita, dificilmente pode ser reparado, em caso de problemas”.

MUX e WFI

Uma equipe de 30 profissionais, entre técnicos, engenheiros e físicos se encarrega dos subsistemas óptico, eletrônico e estrutural da câmera MUX, que será totalmente desenvolvida e produzida pela Opto. A empresa é responsável pelo desenvolvimento do conjunto de equipamentos para calibração e testes em Terra da câmera, além dos ensaios térmicos e estruturais. Após os testes nessa área, será iniciada a fase de Modelo de Engenharia. A MUX é uma câmera de 20 metros de resolução no solo, multiespectral, destinada ao monitoramento ambiental e gerenciamento de recursos naturais.

Já para o desenvolvimento e produção da câmera WFI, que também integrará a carga útil dos CBERS-3 e CBERS-4, a Opto participa de um consórcio com a empresa Equatorial Sistemas, de São José dos Campos.


Câmera Multiespectral MUX


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.