Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Simpósio de sensoriamento remoto cresce em representatividade e qualidade científica

por INPE
Publicado: Abr 23, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 23 de abril de 2007

Imagem Simpósio de sensoriamento remoto cresce em representatividade e qualidade científica

A alta qualidade científica e o crescimento significativo em número de inscritos e de trabalhos apresentados foram pontos destacados pelo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, durante a abertura do XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), realizada no dia 22 de abril (domingo) em Florianópolis (SC), com a presença de mais de 1,2 mil pessoas, entre congressistas, convidados e autoridades.

Três fatores são fundamentais para esse forte conteúdo científico, segundo Câmara: a diversidade de áreas cobertas pelo simpósio, em suas várias sessões; a pluralidade de instituições nacionais e internacionais presentes, demonstrando a importância do trabalho da comunidade de sensoriamento remoto no Brasil, e, finalmente, a globalidade alcançada pelos trabalhos que, cada vez mais, buscam ir além das questões puramente locais e utilizam o sensoriamento remoto como uma ferramenta de entendimento global. “Esses três aspectos importantes nos mostram que o sensoriamento remoto hoje está, de fato, presente no dia-a-dia das pessoas e, nestes dias de simpósio poderemos vivenciar os caminhos que vêm sendo trilhados nessa área em todo o mundo”, afirmou.

Para o presidente da Fapesc – Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, Antônio Diomário de Queiroz, é preciso difundir o uso do sensoriamento remoto como “um poderoso conjunto de ferramentas e de conhecimentos científicos e tecnológicos que estão promovendo uma verdadeira revolução na era da informação e da comunicação”.
O organizador do SBSR, José Carlos Neves Epiphanio, ressaltou a presença, no simpósio, de congressistas e de trabalhos de cinco continentes. “É uma imensa rede de conhecimento, que só é possível graças às parcerias fortes com as empresas patrocinadoras, e aos jovens talentos científicos que, felizmente, aumentam a cada ano”.

Durante a cerimônia de abertura do SBSR, foram entregues os prêmios aos cinco melhores trabalhos na categoria Iniciação Científica e aos cinco melhores trabalhos envolvendo o uso de dados do satélite CBERS (veja abaixo).
Estiveram presentes à solenidade:

Sérgio Gaudenzi, presidente da Agência Espacial Brasileira - AEB
Gilberto Câmara, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE
General de Brigada Antonio Carlos Nascimento Krieger, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada de Florianópolis
Antônio Diomário de Queiroz, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica –Fapesc
Ivan Couto, Comandante da Guarda Municipal de Florianópolis
Fernando Pellon de Miranda, consultor sênior da Gerência de Geoquímica da PETROBRÁS/CENPES
Pierre Sabaté, do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento – IRD no Brasil

Premiados na categoria Iniciação Científica

1) Caracterização de microexsudações de hidrocarbonetos na bacia do Tucano Norte (BA) por geoestatística, classificação hiperespectral e redes neurais, de autoria de Talita Lammoglia; Carlos Roberto de Souza Filho; e Raimundo Almeida Filho.
Primeira autora: Talita Lammoglia, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, SP

2) Detecção de nuvens e sombras em imagens CCD/CBERS por correlação de pontos candidatos, de autoria de William Alves da Silva; Nilton Nobuhiro Imai; e Airton Marco Polidorio.
Primeiro autor: William Alves da Silva, da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Presidente Prudente, SP

3) Estudo de ilhas de calor na cidade de São José dos Campos utilizando o canal infravermelho termal do Landsat-5 e o aerotransportado HSS, de autoria de Leidiane do Livramento Andrade; Letícia Helena de Souza; Jojhy Sakuragi; e Ruy Morgado de Castro.
Primeira autora: Leidiane do Livramento Andrade, da Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP, São José dos Campos, SP

4) Integração de dados aerogeofísicos e do sensor ASTER no mapeamento geológico e seleção de alvos para prospecção mineral na região de Itapecerica, MG, de autoria de Érico Natal Pedro Zacchi; Adalene Moreira Silva; Catarina Laboure Benfica Toledo; Daniele Beck Cardoso; e Carlos Roberto de Souza Filho.
Primeiro autor: Érico Natal Pedro Zacchi, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, SP

5) Aplicações de Geotecnologias na compartimentação de unidades geomorfológicas da carta de Livramento de Brumado – BA, de autoria de Rosany Andrade de Oliveira Desidério; Raquel de Matos Cardoso do Vale; Washington Franca-Rocha.
Primeira autora: Rosany Andrade de Oliveira Desidério, da Universidade Estadual de Feira de Santana, BA

Premiados na categoria: “Melhores trabalhos envolvendo o uso de dados do satélite CBERS”.

1) Evaluation and use of CBERS-2 digital data for glacier inventories, de autoria de Rafael da Rocha Ribeiro; Jorge Arigony-Neto; Jefferson Cardia Simões; e Edson Ramirez.
Primeiro autor, Rafael da Rocha Ribeiro, do Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas, do Departamento de Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, para receber o prêmio.

2) Análisis de la superficie afectada por fuego en el departamento de Pando el año 2005 a partir de la clasificación de imágenes del satélite CBERS, de autoria de Ricard Cots Torrelles; Eva Cardona Pons; e Irving Foster Brown.
Primeiro autor: Dr. Irving Foster Brown, da Wood Hole Research Center

3) Uma modelagem para o algoritmo baseado em áreas aplicado aos pares estereoscópicos do sensor CCD-CBERS-2, de autoria de Felipe André Lima Costa; Flávio Luis de Mello; e Oscar Ricardo Vergara.
Primeiro autor: Felipe André Lima Costa, do Instituto Militar de Engenharia – IME, Seção de Engenharia Cartográfica, do Rio de Janeiro

4) Ajuste dos parâmetros do algoritmo de restauração de imagens da câmera CBERS-2 CCD por meio de técnicas de Mineração de Dados, de autoria de Érica Josiane Coelho Gouvêa; Leila Maria Garcia Fonseca; e Rafael Duarte Coelho dos Santos.
Primeira autora: Érica Josiane Coelho Gouvêa do INPE

5) Uso de Imagens CCD/CBERS para o monitoramento e fiscalização do desmatamento na Amazônia: uma experiência do IBAMA/ACRE, de autoria de Diogo Selhorst; Marcos Henrique Brainer Martins; e Sirleni Fernandes da Silva.
Primeiro autor: Diogo Selhorst do IBAMA

Mais informações no site do XIII SBSR – www.dsr.inpe.br/sbsr2007


Mais de 1,2 mil pessoas assistiram à abertura do XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, no Centro de Convenções de Florianópolis


O presidente da Agência Espacial Brasileira, Sérgio Gaudenzi (4º da esq. para a dir.) prestigiou o evento com sua presença


Autores dos melhores trabalhos na categoria Iniciação Científica


Autores dos melhores trabalhos envolvendo o uso de imagens CBERS


Vista geral da exposição técnica do simpósio, com 27 estandes de empresas e instituições da área


Estande do INPE traz imagens dos satélites CBERS e LANDSAT


Orquestra de Câmara de Florianópolis tocou o Hino Nacional


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.