Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Satélite CBERS-2B embarca para a China

por INPE
Publicado: Abr 19, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 19 de abril de 2007

Imagem Satélite CBERS-2B embarca para a China

O CBERS-2B embarca nesta quinta-feira (19/4) para a China, de onde será lançado no mês de setembro. Este é o terceiro satélite do Programa CBERS (sigla para China-Brazil Earth Resources Satellite; em português, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). No Brasil, a missão de desenvolver e construir satélites cabe ao INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Na China, o programa está sob a responsabilidade da CAST - Chinese Academy of Space Technology.

O satélite foi montado, integrado e testado na sede do INPE, em São José dos Campos. Desmontado para o transporte, chega nesta sexta-feira (20) num avião cargueiro na China, onde passará por nova bateria de testes para completar o ciclo de testes e verificar se não ocorreu nenhum problema em sua estrutura durante a viagem.

Estão sendo transportadas cerca de 30 toneladas de material. Os containeres que levam o satélite pesam cerca de 3 toneladas. O excedente de peso corresponde a equipamentos para testes e auxiliares, além de material reserva.

Todo o trabalho de integração de testes, assim como a campanha de lançamento, é realizado em conjunto por chineses e brasileiros. Cerca de 30 técnicos chineses estiveram no INPE durante a fase de montagem, integração e testes. Agora uma equipe de 12 brasileiros irá à China para a seqüência dos trabalhos.

Na CAST, até o mês de julho, serão feitos testes de calibração das câmeras e testes térmicos. Em meados de julho, o satélite será transportado para a base de lançamento, onde acontecem novos ensaios para verificar a interface entre satélite e lançador e, também, destes com o centro de controle de lançamento. Um conjunto de testes funcionais, realizado anteriormente nos laboratórios do INPE e da CAST, é mais uma vez repetido na base chinesa para garantir que não ocorram problemas durante o lançamento ou mesmo quando o satélite estiver em órbita.

O satélite

O CBERS-2B é quase uma réplica do CBERS-2, que está em órbita e gerando imagens há três anos. Assim como este, o CBERS-2B possui três câmeras a bordo: CCD, WFI e HRC. As duas primeiras são câmeras que já voam no CBERS-2, enquanto a HRC é uma câmera pancromática de alta resolução (2,5 m) que substitui a câmera IRMSS (Infrared Multispectral Scanner).

O satélite tem como objetivo garantir que o fornecimento de imagens iniciado em 1999 com o CBERS-1 não seja interrompido. A vida útil projetada dos satélites CBERS 1, 2 e 2B é de dois anos e a dos satélites CBERS 3 e 4 é de 3 anos. O CBERS-1 operou com sucesso até agosto de 2003, além de sua vida útil, êxito que está se repetindo com o CBERS-2. O lançamento do CBERS-3 está previsto para 2009, e o do CBERS-4, para 2011.



Os dois módulos do satélite foram separados para o transporte


Painel solar já embalado para a viagem


Caixas com equipamentos auxiliares e de testes que serão levados com o satélite


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.