Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Pesquisador da CEA/INPE é o melhor revisor da AGU em Física Espacial

por INPE
Publicado: Abr 18, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 18 de abril de 2007

O pesquisador Mangalathayil Ali Abdu, da Coordenação de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi recomendado para receber reconhecimento oficial da American Geophysical Union (AGU) como o melhor revisor – referee - mundial em 2006 em sua área científica. Pioneiro da pesquisa espacial no Brasil, o Dr. Abdu receberá citação de excelência para o JGR-A-Space Physics (Editors’ Citation for Excellence in Refereeing for JGRA-Space Physics).

O JGR (Journal of Geophysical Research) é o mais importante periódico científico dos Estados Unidos no campo da física espacial (Space Physics) e é editado pela American Geophysical Union (AGU).

Atualmente o Dr. Abdu lidera a linha de pesquisa de ionosfera do INPE. Nascido na Índia e naturalizado brasileiro, é doutor em Física da Ionosfera pelo Physical Research Laboratory, Gujarat University, Índia, desde 1966. De 1968 a 1971 fez pós-doutorado na University of Western Ontário, Canadá. Em 1971, o Dr. Abdu veio para o Brasil para a Universidade Mackenzie onde trabalhou como professor até 1973, ano em que ingressou no INPE.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.