Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Imagens de satélite aumentam confiabilidade de estatísticas agrícolas

por INPE
Publicado: Abr 17, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 17 de abril de 2007

Imagem Imagens de satélite aumentam confiabilidade de estatísticas agrícolas

O uso do sensoriamento remoto (imagens de satélite) para melhorar a confiabilidade das estatísticas agrícolas será debatido durante o XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, que acontece de 21 a 26 de abril em Florianópolis (SC). O workshop Estatísticas Agrícolas e Sensoriamento Remoto será realizado no dia 24 de abril (terça-feira), a partir das 9h, tendo como coordenadores os pesquisadores Bernardo Rudorff, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Denise Fontana, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O interesse pelo uso das técnicas de sensoriamento remoto no levantamento de informações que visam melhorar a confiabilidade das estatísticas agrícolas vem crescendo nos últimos anos. O sensor MODIS trouxe novidades para aplicações na agricultura não só para produtividade agrícola, mas também para estimativa de área de grandes culturas. A operação dos satélites, Landsat, CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) e IRS aumentou a disponibilidade de imagens livres de cobertura de nuvens, facilitando a identificação e o mapeamento de culturas em larga escala.

O uso das técnicas de sensoriamento remoto para estatísticas agrícolas tem por objetivo gerar informações objetivas e confiáveis. Este objetivo vem sendo alcançando? Os dados hoje disponíveis são adequados para atender as demandas para geração de estatísticas agrícolas? Quais são as perspectivas futuras sobre os dados de sensoriamento remoto para agricultura? Como efetuar a transição entre o conhecimento científico e o uso operacional do sensoriamento remoto na geração de estatísticas agrícolas? O Workshop deve proporcionar o ambiente para a discussão destas questões.

Confira a programação do workshop:

24 de abril (terça-feira)

9h – Abertura - Bernardo Rudorff (INPE) e Denise Fontana (UFRGS)

9h-9h45 – Uso do Sensoriamento Remoto em Estatísticas Agrícolas nos Estados Unidos - Richard Mueller (USDA/NASS/RDD/SARS)

9h45-10h30 – Aplicações do Satélite IRS pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e pela Federação de Cientistas Americanos no Monitoramento de Colheitas - Robert Tetrault (USDA/FAS)

10h30-11h - Previsão de Safras e Segurança Alimentar - Jansle Vieira Rocha (UNICAMP)

11h00-11h30 - Projeto GeoSafras - Denise Fontana (UFRGS); Antonio R. Formaggio (INPE); Divino Figueiredo (CONAB)

11h30-11h45 - Projetos CANASAT e CAFESAT - Bernardo Rudorff (INPE) e Mauricio Moreira (INPE)

11h45-12h - Debates e Conclusão

Sobre o SBSR

O XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER), é o maior evento nacional nesta área que conquista cada vez mais adeptos, especialmente pela popularização do uso de imagens de satélite. Encontro das comunidades acadêmico-científica e usuária das tecnologias de sensoriamento remoto, o SBSR a cada edição cresce em número de participantes, de submissões de trabalhos e de apresentações. A expectativa é que o Simpósio reúna aproximadamente 1.400 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e estudantes. A última edição, realização em 2005 em Goiânia, recebeu 1.100 participantes.

Serão 23 “eventos” diferentes, entre workshops, palestras convidadas, mesas redondas e sessões especiais. Também é bastante diversificado o programa acadêmico – a comissão técnica selecionou 950 trabalhos - com sessões orais e pôsteres. Também estão programados cursos, 12 no total.

Entre os 950 trabalhos que serão apresentados no XIII SBSR, 120 são relacionados ao CBERS – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. Em junho de 2004 o INPE passou a disponibilizar, via Internet e gratuitamente, o catálogo com imagens do CBERS e, desde então, mais de 300 mil imagens já foram distribuídas. O acesso fácil permitiu o desenvolvimento de mais projetos e trabalhos com base em dados de sensoriamento remoto. Pelo mesmo motivo, surgiram novas utilidades para a tecnologia e as informações geradas pelo CBERS ganharam outros terrenos, além das aplicações tradicionais como monitoramento de vegetação e estudos agrícolas.

A programação completa do SBSR está na página www.dsr.inpe.br/sbsr2007


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.