Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Simpósio mostra como utilizar imagens de satélite na sala de aula

por INPE
Publicado: Abr 16, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 16 de abril de 2007

Imagem Simpósio mostra como utilizar imagens de satélite na sala de aula

Nos últimos quinze anos, os profissionais da área de sensoriamento remoto e educadores perceberam a necessidade de levar informações sobre esta tecnologia e seus benefícios ao cidadão comum, em especial para crianças e adolescentes. Em função disso, há uma mobilização mundial, incentivada pela Divisão de Espaço Exterior da ONU, pela UNESCO e pelo CEOS-WGEdu, no sentido de capacitar professores e alunos dos níveis fundamental e médio no uso de dados de sensoriamento remoto como material didático em sala de aula, uma vez que estes são excelentes recursos didáticos nas disciplinas de geografia, ciências, meio ambiente, física, química e história.
Melhores Formas de Ensino de Sensoriamento Remoto no Ensino Fundamental e Médio na América Latina é o tema da mesa redonda que será apresentada durante o XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto , que acontece de 21 a 26 de abril em Florianópolis (SC). O evento acontece no dia 25 de abril (quarta-feira) e tem por objetivo apresentar casos bens sucedidos de uso de dados de sensoriamento remoto em sala de aula e discutir a sua importância no contexto educacional da América Latina. As apresentações serão coordenadas pelas pesquisadoras Tânia Maria Sausen, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Yolanda Berenguer, da UNESCO.

Confira a programação do workshop:

25 de abril – quarta-feira

9h – Abertura - Tânia Maria Sausen (INPE/CEOS-WGEdu) - Yolanda Berenguer (UNESCO-CEOS WGEdu)

9h05-9h30 - Outros Olhares de Campinas: Imagens de Satélites nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Cristina Criscuolo (EMBRAPA)

9h30-9h50 - Tutorial sobre o Uso de Geotecnologias no Estudo de Bacias Hidrográficas para Professores da Educação Básica - Suely Franco Siqueira Lima (INPE)

9h50-10h20 - Aplicação de Sistema de Posicionamento Global (GPS) e Sensoriamento Remoto no Ensino Básico Rural: o Caso do Projeto Floresta das Crianças, Acre, Brasil - Vera Lucia Reis (UFAC)

10h20-10h45 - As Atividades de Educação em Sensoriamento Remoto na Bolívia - José Luiz Lizeca (SELPER Capítulo Bolívia)

10h45-11h10 - As Atividades de Educação em Sensoriamento Remoto no Chile – a definir

11h10-12h - Debates e Conclusão

Sobre o SBSR

O XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER), é o maior evento nacional nesta área que conquista cada vez mais adeptos, especialmente pela popularização do uso de imagens de satélite. Encontro das comunidades acadêmico-científica e usuária das tecnologias de sensoriamento remoto, o SBSR a cada edição cresce em número de participantes, de submissões de trabalhos e de apresentações. A expectativa é que o Simpósio reúna aproximadamente 1.400 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e estudantes. A última edição, realização em 2005 em Goiânia, recebeu 1.100 participantes.

Serão 23 “eventos” diferentes, entre workshops, palestras convidadas, mesas redondas e sessões especiais. Também é bastante diversificado o programa acadêmico – a comissão técnica selecionou 950 trabalhos - com sessões orais e pôsteres. Também estão programados cursos, 12 no total.

Entre os 950 trabalhos que serão apresentados no XIII SBSR, 120 são relacionados ao CBERS – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. Em junho de 2004 o INPE passou a disponibilizar, via Internet e gratuitamente, o catálogo com imagens do CBERS e, desde então, mais de 300 mil imagens já foram distribuídas. O acesso fácil permitiu o desenvolvimento de mais projetos e trabalhos com base em dados de sensoriamento remoto. Pelo mesmo motivo, surgiram novas utilidades para a tecnologia e as informações geradas pelo CBERS ganharam outros terrenos, além das aplicações tradicionais como monitoramento de vegetação e estudos agrícolas.

A programação completa do SBSR está na página www.dsr.inpe.br/sbsr2007


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.