Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Príncipe Andrew visita o INPE e anuncia novo acordo de cooperação científica

por INPE
Publicado: Abr 16, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 16 de abril de 2007

Em visita ao Brasil, Sua Alteza Real o Príncipe Andrew, Duque de York, irá se encontrar com Gilberto Câmara, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), nesta terça-feira (17/4), em São José dos Campos (SP), às 11h20. Também estará presente o cientista britânico Richard Holdaway, diretor do Rutherford Appleton Laboratory (RAL), representando o Science & Technology Facilities Council (STFC).

Durante o evento, Príncipe Andrew anunciará o acordo de colaboração científica entre o STFC, através do RAL, e o INPE, que será assinado pelo Prof. Richard Holdaway e pelo Dr. Gilberto Câmara. A cerimônia acontecerá no LIT – Laboratório de Integração e Testes de satélites.

Sobre o RAL/STFC

O Rutherford Appleton Laboratory (RAL) é um órgão do setor de Ciência e Tecnologia Espacial e desenvolve, na Inglaterra, atividades similares às desenvolvidas pelo INPE no Brasil. Está diretamente ligado ao Science & Technology Facilities Council (STFC), que é o conselho de pesquisa britânico responsável pela gestão de tecnologia e infra-estrutura para pesquisas científicas no Reino Unido. Foi criado em 1º de abril de 2007 pela fusão do CCLRC - Council for the Central Laboratory of the Research Councils (Conselho Gestor do Laboratório Central dos Conselhos de Pesquisa) e do PPARC - Particle Physics and Astronomy Research Council (Conselho de Pesquisa sobre Física de Partículas e Astronomia), assumindo também a responsabilidade pela área de física nuclear. O STFC é um dos 7 conselhos de pesquisa nacionais do Reino Unido.

Sobre o INPE

Órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais atua no desenvolvimento tecnológico, pesquisa científica e capacitação de recursos humanos em Ciência Espacial e da Atmosfera, Aplicações Espaciais, Meteorologia e Engenharia e Tecnologia Espacial, áreas em que conquistou reconhecimento nacional e internacional devido à geração de conhecimentos, produtos, processos e serviços difundidos socialmente. O Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), o monitoramento orbital da Amazônia e as pesquisas sobre a previsão do tempo e clima são alguns dos destaques entre as diversas atividades do INPE. A criação do Instituto, em 1961, marcou o início das atividades espaciais no Brasil. O sucesso do Programa CBERS, que já lançou dois satélites de sensoriamento remoto e irá lançar o terceiro em setembro deste ano, é uma das provas do êxito do INPE no desenvolvimento de tecnologia espacial e suas aplicações.

O LIT/INPE é o único laboratório do gênero no Hemisfério Sul capacitado para realizar atividades de montagem, integração e testes de satélites e seus subsistemas. Recentemente foi inaugurada uma nova câmara anecóica, própria para medir o nível de interferência eletromagnética emitido por um componente ou sistema eletroeletrônico. Além dos testes de satélites, o LIT/INPE, com seus instrumentos sofisticados, também atua na qualificação de produtos com exigência de alto grau de confiabilidade, principalmente os destinados à exportação. A assinatura do acordo de colaboração científica entre o STFC e o INPE será celebrada em frente à nova câmara anecóica do LIT/INPE.

Visita oficial

O Príncipe Andrew, Duque de York, está no Brasil em visita oficial de 11 a 18 de abril. Como representante especial do Reino Unido para Comércio e Investimento Internacionais, o Duque iniciou seu programa oficial no Rio de Janeiro, onde visitou empresas do setor energia e petróleo e gás e teve encontros com autoridades locais; em Brasília, esteve com o Presidente Lula e os Ministros Miguel Jorge e Samuel Guimarães. Em São Paulo ele chegará nesta segunda-feira para encontros com empresários britânicos e brasileiros e autoridades locais. Na terça pela manhã estará em São José dos Campos. E, depois da visita ao INPE, retorna a São Paulo para a abertura do Festival de Artes da Cultura Inglesa. A visita do Príncipe Andrew ao Brasil encerra-se na quarta-feira, com a ida à Companhia Energética Santa Elisa, em Ribeirão Preto.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.