Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Pesquisadores do INPE participam de Congresso Latino-americano de Ciências do Mar

por INPE
Publicado: Abr 13, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 13 de abril de 2007

Entre os dias 14 e 21 de abril, em Florianópolis, pesquisadores da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) participam da décima segunda edição do Congresso Latino-americano de Ciências do Mar – XII COLACMAR. O evento reúne especialistas de instituições de ensino e de pesquisa latino-americanas, além de profissionais ligados a órgãos ambientais e setoriais, iniciativa privada e ONGs de toda a América Latina.

Organizado pela Associação Latino-americana de Pesquisadores em Ciências do Mar (ALICMAR) e pela Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO), o evento tem como temas centrais o estudo dos ecossistemas costeiros, a contaminação ambiental, o ensino da Oceanografia e as políticas de cooperação regional, as mudanças climáticas globais, entre outros. A comissão organizadora espera reunir aproximadamente 3.500 congressistas.

“Temos vários trabalhos científicos a serem apresentados nas sessões orais e de pôsteres, além das contribuições nos minicursos e seminários temáticos”, informa o pesquisador Ronald Buss de Souza, que participará do simpósio temático “Coleta e Monitoramento de Parâmetros Meteo-oceanográficos e Ambientais: Aplicação nas Atividades de Exploração de Petróleo”.

O pesquisador Milton Kampel ministrará o minicurso “Oceanografia por Satélites” e coordenará o simpósio temático “Integração de Dados Remotos in situ para o Monitoramento Oceânico”, do qual também participará o pesquisador João A. Lorenzzetti.

E o pesquisador Douglas Gherardi será um dos responsáveis pelo minicurso “Elaboração de Cartas de Sensibilidade Ambiental à Poluição por Óleo”.

Mais informações e a programação completa do evento no site http://www.colacmar.com


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.