Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Monitoramento da zona costeira é mais eficiente com dados de satélite

por INPE
Publicado: Abr 13, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 13 de abril de 2007

Imagem Monitoramento da zona costeira é mais eficiente com dados de satélite

Os benefícios da utilização de dados de satélite para o monitoramento da zona costeira serão abordados durante o XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, que acontece de 21 a 26 de abril em Florianópolis (SC). O workshop Sensoriamento Remoto no Gerenciamento de Ecossistemas Costeiros será realizado no dia 25 de abril (quarta-feira), a partir das 9h, tendo como coordenadores os pesquisadores Douglas Gherardi, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Venerando Eustáquio Amaro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A utilização de dados de satélite para o monitoramento da zona costeira é uma estratégia eficiente para o acompanhamento e gerenciamento das circunstâncias erosionais ou deposicionais da linha de costa e para a caracterização da variabilidade ambiental da região marinha. A integração do sensoriamento remoto com um sistema de informações geográficas permite a detecção de mudanças ao longo dos anos e a modelagem do funcionamento dos ecossistemas costeiros.

Os mapas e os dados estatísticos obtidos a partir dos dados de satélite auxiliam na avaliação das tendências de mudanças nos ecossistemas costeiro e marinho e, além disso, indicam caminhos realísticos para a proteção ambiental e a tomada de decisão para a sustentabilidade das atividades humanas.

Confira a programação do workshop:

25 de abril (quarta-feira)

9h – Abertura - Venerando Eustáquio Amaro (UFRN)

9h05-9h45 – Uso do Sensoriamento Remoto no Monitoramento das Variabilidades Contínuas do Ambiente Costeiro - James Gibeaut (University of Texas at Austin, USA)

9h45-10h25 – Aquisição de Dados e Desenvolvimento de Aplicações para Estudos da Zona Costeira e Respostas Emergenciais - Gordon Wells (Center for Space Research, Texas, USA)

10h25-11h05 - De derramamento de óleo a estresse em corais: enfrentando as diferenças de escala usando SIG e dados de satélite - Douglas Gherardi (INPE)

11h05-11h45 - Usando modelos de elevação digital obtidos por LIDAR para prever mudanças em ilhas barreira causadas por variações no nível relativo do mar - James Gibeaut (University of Texas at Austin, USA)

11h45-12h- Debates e Conclusão

Sobre o SBSR

O XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER), é o maior evento nacional nesta área que conquista cada vez mais adeptos, especialmente pela popularização do uso de imagens de satélite. Encontro das comunidades acadêmico-científica e usuária das tecnologias de sensoriamento remoto, o SBSR a cada edição cresce em número de participantes, de submissões de trabalhos e de apresentações. A expectativa é que o Simpósio reúna aproximadamente 1.400 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e estudantes. A última edição, realização em 2005 em Goiânia, recebeu 1.100 participantes.

Serão 23 “eventos” diferentes, entre workshops, palestras convidadas, mesas redondas e sessões especiais. Também é bastante diversificado o programa acadêmico – a comissão técnica selecionou 950 trabalhos - com sessões orais e pôsteres. Também estão programados cursos, 12 no total.

Entre os 950 trabalhos que serão apresentados no XIII SBSR, 120 são relacionados ao CBERS – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. Em junho de 2004 o INPE passou a disponibilizar, via Internet e gratuitamente, o catálogo com imagens do CBERS e, desde então, mais de 300 mil imagens já foram distribuídas. O acesso fácil permitiu o desenvolvimento de mais projetos e trabalhos com base em dados de sensoriamento remoto. Pelo mesmo motivo, surgiram novas utilidades para a tecnologia e as informações geradas pelo CBERS ganharam outros terrenos, além das aplicações tradicionais como monitoramento de vegetação e estudos agrícolas.

A programação completa do SBSR está na página www.dsr.inpe.br/sbsr2007


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.