Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Simpósio apresenta impactos das mudanças climáticas na agricultura brasileira

por INPE
Publicado: Abr 11, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 11 de abril de 2007

Imagem Simpósio apresenta impactos das mudanças climáticas na agricultura brasileira

As mudanças ambientais globais e seus possíveis impactos no Brasil serão temas abordados durante o XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), que acontece de 21 a 26 de abril em Florianópolis (SC). O workshop Mudanças Ambientais Globais: Por que Devemos nos Preocupar será apresentado no dia 26 de abril (quinta-feira), a partir das 9h, tendo como coordenadores os pesquisadores Carlos Nobre e José Marengo, ambos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O objetivo do workshop é proporcionar um fórum de discussão sobre impactos das mudanças ambientais globais em diversos setores e atividades (saúde, agricultura, biodiversidade, ciclo biogeoquímico) do país, além de apresentar e discutir resultados da Quarta Avaliação do IPCC, apresentada no dia 6 abril em Bruxelas. “As mudanças ambientais globais estão ocorrendo rapidamente, particularmente as mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global. Entretanto, os potenciais impactos das mudanças climáticas globais sobre o Brasil ainda são relativamente pouco conhecidos”, afirma Carlos Nobre.

Confira a programação do workshop:

9h-9h10 – Introdução - Carlos Nobre (INPE)

9h10-9h40 - A Ciência das Mudanças Climáticas: O Relatório do IPCC-2007 - José Marengo (INPE)

9h40-10h10 - Mudanças Climáticas e Saúde - Ulisses Confalonieri (Fiocruz)

10h10-10h40 -Os Impactos das Mudanças Climáticas na Agricultura Brasileira - Eduardo Assad (Embrapa)

10h40-11h10 - Mudanças Globais no Ciclo de Nitrogênio - Luiz Martinelli (USP)

11h10-11h40 - Mudanças Climáticas e a Biodiversidade Brasileira - Carlos Joly (Unicamp)

11h40-12h - Discussão Final

Sobre o SBSR

O XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR) é o maior evento nacional nesta área que conquista cada vez mais adeptos, especialmente pela popularização do uso de imagens de satélite. Encontro das comunidades acadêmico-científica e usuária das tecnologias de sensoriamento remoto, o SBSR a cada edição cresce em número de participantes, de submissões de trabalhos e de apresentações. A expectativa é que o Simpósio reúna aproximadamente 1.400 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e estudantes. A última edição, realização em 2005 em Goiânia, recebeu 1.100 participantes.

Serão 23 “eventos” diferentes, entre workshops, palestras convidadas, mesas redondas e sessões especiais. Também é bastante diversificado o programa acadêmico – a comissão técnica selecionou 950 trabalhos - com sessões orais e pôsteres. Também estão programados cursos, 12 no total. O SBSR é organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER).

Entre os 950 trabalhos que serão apresentados no XIII SBSR, 120 são relacionados ao CBERS – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. Em junho de 2004 o INPE passou a disponibilizar, via Internet e gratuitamente, o catálogo com imagens do CBERS e, desde então, mais de 300 mil imagens já foram distribuídas. O acesso fácil permitiu o desenvolvimento de mais projetos e trabalhos com base em dados de sensoriamento remoto. Pelo mesmo motivo, surgiram novas utilidades para a tecnologia e as informações geradas pelo CBERS ganharam outros terrenos, além das aplicações tradicionais como monitoramento de vegetação e estudos agrícolas.

A programação completa do SBSR está na página www.dsr.inpe.br/sbsr2007


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.