Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Pesquisador do CRS/INPE participa de seminário sobre formação acadêmica para gestão de desastres naturais

por INPE
Publicado: Abr 04, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 04 de abril de 2007

Com os desafios impostos pelas mudanças climáticas globais, institutos de pesquisas e faculdades precisam estar preparados para inserir em seus cursos temas como a gestão de riscos de desastres provocados pela instabilidade do clima. Entre os dias 19 e 24 de março, pesquisadores de 10 países latino-americanos participaram do “Seminário de Formação Acadêmica sobre Risco e Desastres Associados com a Variabilidade, Mudança Climática e Desenvolvimento Urbano”, realizado na cidade de San José, na Costa Rica. Para representar o Brasil, foi convidado o pesquisador Emerson Marcelino, do Núcleo de Pesquisa e Aplicação de Geotecnologias em Desastres Naturais e Eventos Extremos (Geodesastres-Sul) instalado no Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE), em Santa Maria (RS).

O evento foi promovido pelo Office of Foreign Disaster Assistance (OFDA) dos Estados Unidos, pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) - Sede Acadêmica da Costa Rica e, ainda, pelo Programa de Desarrollo Rural Sostenible da GTZ – Cooperação Técnica Alemã.

Multidisciplinar, o seminário contou com participantes das áreas de engenharias, ciências sociais, geociências, educação, entre outras, que discutiram de forma conceitual a inserção dos temas gestão de risco e mudanças climáticas nos cursos de pós-graduação das faculdades e institutos de pesquisas latino-americanos. Também foram expostas as experiências já acumuladas pelos participantes e pelos próprios órgãos gestores do evento - FLACSO e OFDA -, tratando de forma transparente este problema que atinge toda a América Latina.

Outro enfoque importante foi a associação da prevenção de desastres com as políticas de desenvolvimento. “O objetivo é tratar a gestão de risco como uma das principais medidas de desenvolvimento, rompendo desta forma com as associações feitas até então com as medidas de emergência implementadas durante a ocorrência de um desastre, como também as medidas de reabilitação e reconstrução no pós-desastre”, comentou o pesquisador Emerson Marcelino, do CRS/INPE.

Como parte da programação do Seminário, os pesquisadores visitaram bacias hidrográficas nas imediações da cidade de San José (capital) e no litoral (Punta Leona) com o intuito de conhecer a realidade da Costa Rica vinculada aos riscos de desastres.

Como resultado final, além do estabelecimento dos vínculos profissionais e institucionais, foram apresentadas diretrizes para a realização de uma pós-graduação na área de gestão de risco. A idéia é dar continuidade às discussões na busca de uma proposta a ser viabilizada por alguma instituição latina. “No caso das pós-graduações já consolidadas, espera-se que estas diretrizes possam ser absorvidas de forma vertical, através da inclusão de disciplinas, módulo e projetos, ou de forma horizontal, diluindo o tema na grade de disciplinas ou criando linhas de pesquisas vinculadas à gestão de risco e mudanças climáticas”, explicou o pesquisador do CRS/INPE.

O pesquisador Emerson Marcelino (segundo da esq. para a dir.), do CRS/INPE, durante o Seminário na Costa Rica


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.