Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Trabalho de mestrado será publicado em revista inglesa

por INPE
Publicado: Mar 28, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 28 de março de 2007

A pesquisa de mestrado Análise de sinais turbulentos na copa da floresta Amazônica: em busca de comportamento caótico e estruturas coerentes, de autoria de Andriana Campanharo, será publicada em edição especial da revista inglesa Philosophical Transactions of the Royal Society of London – Mathematical and Physical Sciences, o mais antigo periódico científico do mundo, editado desde 1665. O trabalho, apresentado em 2006 no Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada do INPE, foi orientado pelos pesquisadores Fernando Manuel Ramos e Elbert Macau.
As análises da possível natureza caótica da turbulência atmosférica acima de uma área de floresta densa na região amazônica baseiam-se em dados de temperatura de alta resolução obtidos durante uma campanha de campo do projeto LBA (Experimento de Grande Escala de Interação Biosfera-Atmosfera na Amazônia), realizada durante a estação úmida (janeiro-março), na parte sudoeste da Amazônia brasileira.
“A idéia de trabalhar sobre a Amazônia surgiu porque havia sido observada a presença de estruturas coerentes sobre a floresta – isto é, grandes vórtices formados pelo atrito entre a copa das árvores e a atmosfera superior. A floresta é permeável e o vai-e-vem destas estruturas através da copa gera um mecanismo semelhante à respiração, que favorece a troca de gases e de energia com a atmosfera. Percebemos que este sistema – estruturas coerentes imersas na atmosfera - coincidia com aquele intuído por Lorenz”, disse Ramos em entrevista à Agência Fapesp.
Os resultados obtidos sugerem a existência de um atrator caótico de baixa dimensão na camada limite atmosférica, com base em um valor finito para a dimensão de correlação e um valor positivo para o expoente de Lyapunov dominante.
A pesquisa corrobora a conjectura feita por Edward Lorenz em 1991, que afirma que as conexões entre caos e tempo (ou clima) encontradas por diversos autores não são enganosas, mas resultam da existência de subsistemas caóticos de baixa dimensão fracamente acoplados a um sistema de alta dimensão, mais complexo e não caótico.

Leia mais sobre o assunto na Agência FAPESP
Trabalho disponível na Biblioteca Digital do INPE.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.