Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Palestra sobre explosões cósmicas é aberta ao público

por INPE
Publicado: Mar 27, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 27 de março de 2007

Imagem Palestra sobre explosões cósmicas é aberta ao público

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) retoma na próxima quinta-feira, dia 29 de março, o Ciclo de Palestras promovido mensalmente pela Divisão de Astrofísica (DAS). A primeira palestra do ano trará como tema as Explosões Cósmicas.

O fenômeno debatido este mês são explosões que ocorrem a todo o momento no universo. Um exemplo típico é o que ocorre em estrelas de grande massa. Quando esgotam seu combustível nuclear, explodem produzindo um brilho tão intenso quanto uma galáxia inteira . Outro exemplo é o caso dos Raios Gama que emitem, em alguns segundos, toda a energia que o Sol irá emitir em toda a sua vida.

Os diversos tipos de explosões cósmicas conhecidas e as formas utilizadas pelos astrônomos para observar e estudar esses acontecimentos serão abordados na palestra ministrada pelo Dr. João Braga, pesquisador do INPE. O evento, que é aberto ao público, acontecerá no auditório do Centro de Visitantes do INPE. Para participar basta se inscrever com Sônia Moraes pelo telefone (12) 3945 7277. Para mais informações acesse a página do evento.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.