Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Consórcio discute uso de sistema de navegação europeu na América Latina

por INPE
Publicado: Mar 27, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 27 de março de 2007

Acontece em São José dos Campos, nos dias 27 e 28 de março, o “Galileo Information Days”, evento promovido pelo Consórcio Latino, do qual participa o Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologias Espaciais para América Latina e Caribe (CRECTEALC), órgão parceiro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O evento irá divulgar os resultados do primeiro ano de atividades do Consórcio Latino, criado para estruturar e manter na América Latina um centro de informações sobre o programa Galileo, o sistema europeu de navegação por satélite semelhante ao americano GPS.

Serão apresentadas as atividades internacionais da cooperação do programa Galileo, os planos de execução para a América Latina do GNSS - sigla em inglês para Sistemas Globais de Navegação por Satélites -, os resultados do Projeto Celeste relacionados à análise do mercado para o desenvolvimento das aplicações baseadas em GNSS, bem como o futuro do sistema Galileo na região de América Latina.

“Latino” e “Celeste” são projetos controlados pela GNSS Supervisory Authority e pela Comissão Européia, cujos principais objetivos são incentivar as atividades científicas e de cooperação industrial e, a longo prazo, o mercado europeu de GNSS e a integração do Galileo nos sistemas GNSS.

Segundo os organizadores do evento, o programa de dois dias foi planejado para promover uma eficaz troca de informações em torno dos benefícios que o Galileo poderá trazer para a região. Outro objetivo é estabelecer a ligação entre os usuários e as partes interessadas, tanto da América Latina quanto da Europa, nos diversos serviços e aplicações do primeiro sistema de navegação por satélite exclusivamente desenvolvido para uso civil.

O “Galileo Information Days” será realizado no auditório Fernando de Mendonça, no LIT/INPE, e contará com profissionais do setor aeroespacial, de órgãos governamentais e de serviços baseados em localização. Mais informações no site www.galileoic.org/la/?q=node/109


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.