Operação

Antena da Estação de Alcântara

Uma vez em órbita, os satélites precisam ser monitorados e controlados a partir do Solo de modo que possam realizar os serviços para os quais foram projetados. A operação e a manutenção do Segmento Solo de Rastreio e Controle, bem como a operação dos satélites em órbita é feita pelo Centro de Rastreio e Controle (CRC) do INPE.

O CRC é composto pelo Centro de Controle de Satélites e pelas Estações Terrenas de Cuiabá e Alcântara.

 

 

CENTRO DE CONTROLE DE SATÉLITES
São José dos Campos - SP

 


Prédio do Centro de Controle de Satélites

Sala de Controle Principal do Centro deControle de Satélites
 

É o centro decisório das operações de solo. Sua função principal é assegurar o desempenho dos satélites desde a injeção em órbita até o final de sua vida útil. É no Centro de Controle que as telemetrias são analisadas, bem como onde são gerados os telecomandos para atuação nos satélites. São também realizadas as funções de determinação e previsão de órbita e de atitude dos satélites e em caso de necessidade, a geração de manobras de órbita e atitude.

 

ESTAÇÕES TERRENAS
Alcântara - MA e Cuiabá - MT

 


Estação Terrena de Alcântara

Estação Terrena de Cuiabá

 

As estações de rastreio e controle são o elo de ligação entre o Centro de Controle de Satélites e os satélites. São constituidas de uma antena parabólica e equipamentos de rádio frequência para transmitir aos satélites os telecomandos gerados pelo Centro de Controle de Satélites, e receber as telemetrias e enviá-las para o Centro de Controle de Satélites. A interligação entre as estações de rastreio e controle de Cuiabá e Alcântara ao Centro de Controle de Satélites em São José dos Campos é feita através de uma rede de comunicação de dados privada.

O Segmento Solo de Rastreio e Controle desempenha as seguintes funções:

  • Rastrear os satélites
  • Receber, processar, e armazenar os dados de telemetria
  • Gerar, enviar e registrar os telecomandos emitidos
  • Realizar as medidas de distância e velocidade dos satélites
  • Determinar e prever a órbita e atitude
  • Executar as manobras dos satélites

 

O CRC é uma facilidade de uso geral que é utilizada para operar todos os satélites do INPE, sendo adaptada conforme necessário para cada missão.