Mensagem do Diretor

 

SCD-1 - 10 ANOS DE OPERAÇÃO EM ÓRBITA

No dia 9 de fevereiro próximo vindouro o SCD-1 estará completando 10 anos de operação em órbita. Projetado para uma vida útil de 1 ano, o SCD-1, que foi totalmente projetado, fabricado e testado aqui no nosso país, representa um dos mais importantes marcos da história do Programa Espacial Brasileiro.

O início da operação do SCD-1 em órbita marcou, também, o início da operação do Sistema de Coleta de Dados nacional. Com mais de 500 plataformas de coleta de dados espalhadas pelo território nacional, este sistema conta hoje com mais de 80 usuários e presta serviços únicos e fundamentais a diversas áreas, notadamente às de meteorologia e monitoramento hidrológico.

O pioneirismo do programa SCD-1 foi igualmente importante no que se refere à transferência de tecnologia e ao incentivo para o desenvolvimento de tecnologias avançadas junto ao setor industrial. Se no início da fabricação do SCD-1 contávamos com um reduzido número de indústrias com condições de atuar na área espacial, hoje, por força de diversas ações de política industrial, como a qualificação de fornecedores, já contamos com mais de duas dezenas.

Acima de tudo, estes dez anos de operação com sucesso do SCD-1 constitui-se num tributo aos nossos técnicos, engenheiros e pesquisadores que empenharam parte de suas vidas profissionais nestes empreendimento que muito orgulha a nós todos do Inpe e a nação.

Assim sendo, não poderíamos deixar de passar esta ocasião sem refletir sobre o passado e pensar sobre o futuro. A reflexão sobre o passado nos remete necessariamente a prestar nossa homenagem aos nossos colegas que não mediram esforços para, com competência e dedicação, escreverem esta página de sucesso da história de nosso programa espacial. Esta homenagem é estendida também aos nossos parceiros comerciais e industriais que, com a coragem típica dos pioneiros, apostaram na transferência de tecnologia como forma de expansão e de inovação em suas atividades.


Luiz Carlos Moura Miranda
Diretor