Você está aqui: INPE / Pós-Graduação / CAP / Leia na íntegra

Notícias

6º WORCAP discute pesquisas e avanços da Computação Aplicada

por INPE
Publicado: Nov 07, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 07 de novembro de 2006

Para promover a interação entre alunos e professores dos cursos de mestrado e doutorado em Computação Aplicada (CAP) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), será realizado nos dias 8 e 9 o WORCAP. Já em sua sexta edição, o evento também anseia criar um espaço alternativo para realização de seminários de alunos da CAP e publicação dos trabalhos de dissertações e teses.

“Todos os alunos são incentivados a participar do evento. O autor principal de cada trabalho é o pós-graduando regularmente matriculado na CAP. O objetivo é reunir, em torno das pesquisas em Computação Aplicada orientadas e realizadas no INPE, todos os participantes dos corpos docente e discente em clima de workshop”, explica o Dr. Elbert E. N. Macau, da comissão organizadora do evento.

O evento será realizado no Auditório Fernando de Mendonça (LIT), na sede do INPE em São José dos Campos. Mais informações sobre o VI WORCAP no site http://www.lac.inpe.br/cap/worcap-2006-1.

Pioneirismo da CAP

A pós-graduação strictu senso em Computação Aplicada (CAP) do INPE é a mais antiga do país e tem contribuído com o desenvolvimento tecnológico e científico brasileiro, gerando conhecimento e formando pesquisadores com capacidade de criar e implementar modelos computacionais, analisar e interpretar resultados desses modelos, desenvolver métodos para otimizar sistemas numéricos e ferramentas para coletar, organizar, e disponibilizar dados.

É um curso multidisciplinar, que integra conhecimento das mais diversas áreas e permite a análise de séries temporais complexas e a criação de modelos computacionais para os fenômenos relacionados à ciência espacial. Esses modelos também permitem entender, apurar e afinar sistemas e subsistemas tecnológicos essenciais ao desenvolvimento das missões espaciais e dos sistemas de aquisição, controle e análise de dados.

“É intensa a interação da CAP com as mais diversas áreas fins do INPE. A maioria das teses de doutorado e dissertações de mestrado desenvolvidas na CAP tem por objetivo trabalhar sobre problemas científicos e tecnológicos de relevância imediata para os diversos programas e áreas de nosso Instituto”, informa o Dr. Elbert E. N. Macau. Segundo ele, os recursos humanos formados pelo CAP são empregados nas atividades fins do INPE, nas Universidades e empresas de alta tecnologia. Desde a sua criação, em 1982, já formou 224 mestres e 78 doutores.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.