Você está aqui: INPE / Pós-Graduação / CAP / Leia na íntegra

Notícias

Seminário avalia distribuição geográfica de espécies de plantas

por INPE
Publicado: Mai 09, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 09 de maio de 2006

Nesta quinta-feira (11/5), acontece no INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, o seminário “Uso de Modelos de Nicho Ecológico para Avaliar a Distribuição Geográfica de Espécies de Plantas”, ministrado pela Dra. Marinez Ferreira de Siqueira, do Centro de Referência em Informação Ambiental de Campinas.

Gratuito e aberto ao público, o evento pretende mostrar como a técnica de modelagem de nicho ecológico pode caracterizar distribuições geográficas baseadas em conjuntos de dados que muitas vezes são incompletos, abrangendo áreas restritas ou que não correspondem à área total de distribuição de determinada espécie. A modelagem de nicho ecológico pode ser utilizada para conhecer a distribuição geográfica potencial das espécies; entender melhor a função dos parâmetros ambientais na sua distribuição geográfica; auxiliar na busca de espécies no campo; reintroduzir espécies a seu ambiente natural; monitorar e predizer a distribuição potencial de espécies invasoras; auxiliar no estudo para a recomposição de áreas degradadas, entre outras.

O seminário é promovido pelo Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do INPE, como parte do curso de pós-graduação em Computação Aplicada (CAP), que todas as quintas-feiras aborda um novo assunto pertinente à área. Esta semana, o evento será às 14 horas, no Anfiteatro do IAI, que fica na sede do INPE em São José dos Campos. Não é preciso fazer inscrições.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.