Você está aqui: INPE / Pós-Graduação / CAP / Leia na íntegra

Notícias

Pesquisador Gilberto Câmara será o novo diretor do Inpe

por INPE
Publicado: Nov 22, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 22 de novembro de 2005

Imagem Pesquisador Gilberto Câmara será o novo diretor do Inpe

O ministro Sergio Rezende enviou hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o nome escolhido para ocupar o cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Nos próximos dias, será publicado no Diário Oficial o nome do pesquisador Gilberto Câmara. A data da posse ainda não está definida, mas está prevista para o início de dezembro.

Gilberto Câmara trabalha na instituição desde 1980. Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), fez mestrado e doutorado em Computação no Inpe. Atual Coordenador Geral de Observação da Terra, Câmara esteve envolvido no desenvolvimento de importantes softwares de sensoriamento remoto e processamento de imagens de satélites, como o SPRING, e das metodologias dos projetos DETER e PRODES, estes dois últimos usados na detecção e monitoramento do desmatamento da Amazônia.

Nesse período, o engenheiro também foi responsável pelo estabelecimento de uma política de acesso livre aos dados do Inpe sobre desmatamento e às imagens do satélite CBERS. Esta política resultou na distribuição de 120 mil imagens do CBERS entre maio/2004 e julho/2005.

Na área acadêmica, o novo diretor do Inpe publicou quatro livros e produziu mais de 120 artigos, além de ser orientador de diversos trabalhos de mestrado e doutorado. Professor em quatro cursos de pós-graduação nos programas de Sensoriamento Remoto e Computação Aplicada do Inpe, Câmara é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (produtividade em pesquisa), além de consultor de instituições renomadas na área de ciência e tecnologia.

Mais informações sobre Gilberto Câmara, assim como sua proposta como novo diretor no Inpe, podem ser acessadas na página pessoal do pesquisador (http://www.dpi.inpe.br/gilberto/).

Comitê de busca
O nome de Gilberto Câmara foi escolhido pelo ministro Sergio Rezende a partir de uma lista tríplice, elaborada por um comitê de busca composto por personalidades ligadas ao setor espacial. Desde maio, o grupo trabalhava na análise de currículos e propostas de gestão de 11 candidatos. Enquanto isso, a direção do instituto é exercida de forma interina por Leonel Fernando Perondi. Na quinta-feira passada (17), durante as atividades da 3ª Conferência Internacional de C&T, o ministro Sergio Rezende recebeu o documento com as indicações ao cargo de diretor do Inpe.

Assessoria de Imprensa do MCT


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.