Você está aqui: INPE / Pós-Graduação / CAP / Leia na íntegra

Notícias

Curso de Inverno apresenta tecnologias espaciais

por INPE
Publicado: Jul 12, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 12 de julho de 2007

Estudantes das áreas de Engenharia, Matemática e Computação estão participando do “Curso de Inverno de Introdução às Tecnologias Espaciais”, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, entre os dias 10 e 27 de julho. O curso é gratuito e os participantes foram selecionados após análise curricular.

A turma de 25 alunos terá duas semanas de aulas expositivas e, em seguida, uma semana de estágio técnico supervisionado por pesquisadores do INPE. “Este curso tem importância fundamental na formação desses estudantes, pois os coloca em contato com ferramentas e aplicações da área espacial”, informa o engenheiro Walter Abrahão, um dos organizadores do Curso de Inverno de Introdução às Tecnologias Espaciais.

O curso é uma iniciativa da Coordenadoria de Engenharia e Tecnologia Espaciais (ETE), da Coordenadoria de Centro de Tecnologias Especiais (CTE), e dos Cursos de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE) e de Computação Aplicada (CAP).

Entre outros temas, o programa do curso apresenta ferramentas matemáticas de software livres para Ciências Espaciais e Atmosféricas, processamento e análise de imagens, redes neurais, arquitetura de satélites e seus subsistemas, gerenciamento de projetos espaciais e astrodinâmica de veículos espaciais.


Alunos participam de aula do Curso de Inverno


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.