Você está aqui: INPE / Pós-Graduação / CAP / Leia na íntegra

Notícias

Diretor do INPE recebe a Ordem do Rio Branco

por INPE
Publicado: Abr 27, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 27 de abril de 2007

Imagem Diretor do INPE recebe a Ordem do Rio Branco

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, recebe, nesta quarta-feira, 2 de maio, em Brasília, a Ordem do Rio Branco, concedida pelo Itamaraty, no grau de Comendador.

Assim intitulada em homenagem ao Patrono da Diplomacia brasileira – o Barão do Rio Branco -, a Ordem de Rio Branco foi instituída pelo presidente João Goulart, em fevereiro de 1963, e é destinada a premiar aqueles que tenham se tornado merecedores desse reconhecimento pelo governo federal, por serviços prestados ao país, como forma de estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção.

A insígnia da Ordem é uma cruz de quatro braços e oito pontas esmaltadas de branco, tendo no centro a esfera armilar, em prata dourada, inscrita, num círculo de esmalte azul, a legenda Ubique Patriae Memor, do mesmo metal. A expressão em latim foi extraída do ex-libris do Barão do Rio Branco e se traduz como “Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança.”

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), Gilberto Câmara está no INPE desde 1980. Fez mestrado e doutorado em Computação no INPE. Como coordenador geral de Observação da Terra, esteve envolvido no desenvolvimento de importantes softwares de sensoriamento remoto e processamento de imagens de satélites, como o SPRING, e das metodologias dos projetos DETER e PRODES, usados na detecção e monitoramento do desmatamento da Amazônia.

Nesse período, também foi responsável pelo estabelecimento de uma política de acesso livre aos dados do INPE sobre desmatamento e às imagens do satélite CBERS (Satélite Sino-brasileiro de Recursos Terrestres). Esta política resultou na distribuição de mais de 300 mil imagens do CBERS entre maio/2004 e abriol/2007.

Na área acadêmica, o diretor do INPE publicou cinco livros e produziu mais de 120 artigos, além de ser orientador de diversos trabalhos de mestrado e doutorado. Professor em quatro cursos de pós-graduação nos programas de Sensoriamento Remoto e Computação Aplicada do INPE, Câmara é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (produtividade em pesquisa), além de consultor de instituições renomadas na área de ciência e tecnologia.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.