Você está aqui: INPE / Pós-Graduação / CAP / Leia na íntegra

Notícias

SBSR premia trabalhos baseados em dados do CBERS

por INPE
Publicado: Abr 05, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de abril de 2007

Imagem SBSR premia trabalhos baseados em dados do CBERS

Em sua décima terceira edição, o Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR) apresentará 950 trabalhos, sendo 120 relacionados ao CBERS - Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. Haverá sessões orais e interativas de pôsteres na programação acadêmica do evento, que será realizado de 21 a 26 de abril em Florianópolis (SC). Serão premiados os cinco melhores trabalhos em duas categorias: “Iniciação Científica” e “Uso de Dados do Satélite CBERS”. Nesta última, um dos trabalhos que receberão o prêmio foi desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos.

“Ajuste dos parâmetros do algoritmo de restauração de imagens da câmera CBERS-2 CCD por meio de técnicas de Mineração de Dados” é o título do trabalho de Érica Josiane Coelho Gouvêa, aluna do curso de mestrado em Computação Aplicada do INPE, que tem como orientadores Leila Maria Garcia Fonseca e Rafael Duarte Coelho dos Santos.

Segundo a autora, o trabalho apresenta a técnica para estimar os parâmetros do filtro de restauração mais adequados para correção das imagens da câmara CCD do satélite sino-brasileiro. “Este trabalho que foi premiado é resultado de apenas uma das disciplinas que cursei na pós-graduação. Mas toda a minha dissertação é baseada em dados CBERS”, disse Érica, que sabe a importância de contar com informações de qualidade e gratuitas, como as disponibilizadas pelo INPE dentro do Programa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS), uma cooperação entre Brasil e China para o desenvolvimento, construção e lançamento de satélites de observação da Terra.

“O CBERS demonstra um grande avanço no setor técnico-científico espacial, e nos motiva saber que o Brasil ingressou neste seleto grupo de países que dominam a tecnologia de sensoriamento remoto. Considero isto muito importante, além do fato de as imagens serem gratuitas”, comenta Érica.

Já foram lançados o CBERS-1, o CBERS-2 – atualmente em operação -, e o CBERS-2B entrará em órbita no próximo mês de setembro, garantindo a continuidade no fornecimento das imagens. Hoje o Brasil é o maior distribuidor de imagens de satélite do mundo. Desde junho de 2004, já foram distribuídas – sempre gratuitamente - mais de 300 mil imagens do CBERS através do endereço http://www.obt.inpe.br/catalogo/.

Os cinco trabalhos premiados pelo SBSR na categoria “Uso de Dados do Satélite CBERS” são:

1) Evaluation and use of CBERS-2 digital data for glacier inventories.

Autores: Rafael da Rocha Ribeiro; Jorge Arigony-Neto; Jefferson Cardia Simões; e Edson Ramirez.

O primeiro autor é do Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas, Departamento de Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

2) Análisis de la superficie afectada por fuego em el departamento de Pando el año 2005 a partir de la clasificación de imágenes del satélite CBERS.

Autores: Ricard Cots Torrelles; Eva Cardona Pons; e Irving Foster Brown.

O primeiro autor é da ONG Herencia, Cobija, Pando-Bolívia.

3) Uma modelagem para o algoritmo baseado em áreas aplicado aos pares estereoscópicos do sensor CCD-CBERS-2.

Autores: Felipe André Lima Costa; Flávio Luis de Mello; e Oscar Ricardo Vergara.

O primeiro autor é do Instituto Militar de Engenharia – IME, Seção de Engenharia Cartográfica, Rio de Janeiro, Brasil.

4) Ajuste dos parâmetros do algoritmo de restauração de imagens da câmera CBERS-2 CCD por meio de técnicas de Mineração de Dados.

Autores: Érica Josiane Coelho Gouvêa; Leila Maria Garcia Fonseca; e Rafael Duarte Coelho dos Santos. Os autores são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. São José dos Campos, Brasil.

5) Uso de Imagens CCD/CBERS para o monitoramento e fiscalização do desmatamento na Amazônia: uma experiência do IBAMA/ACRE.

Autores: Diogo Selhorst; Marcos Henrique Brainer Martins; e Sirleni Fernandes da Silva.

Todos os autores são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Acre, Brasil.

O SBSR é organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER). Mais informações sobre o evento no site http://www.dsr.inpe.br/sbsr2007/


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.