Você está aqui: INPE / CIITE 2019 / FAQ

Perguntas Frequentes

01. Onde acontece o Curso de Inverno, em qual período e em que horários? [+]

Resposta: O Curso de Inverno acontece na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos-SP, durante três semanas do mês de julho, com atividades ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.



02. Como faço para me inscrever? [+]

Resposta: As inscrições para o Curso de Inverno do INPE são feitas exclusivamente por meio do portal oficial do curso na Internet, no endereço http://www.inpe.br/CIITE/. O procedimento de inscrição compreende o preenchimento de um formulário online e o envio do Curriculum Vitae (CV) e Comprovante de Matrícula emitido pela faculdade à qual o aluno se encontra matriculado, contendo pelo menos as seguintes informações: nome do aluno, RG e/ou CPF, número de matrícula, nome do curso, nome da Instituição de Ensino Superior, data de ingresso no curso".



03. Que tipo de currículo (CV) devo enviar? Currículo Lattes? Ao enviar o currículo, devo enviar as notas de rendimento acadêmico (histórico escolar)? Quais serão os critérios de seleção dos alunos inscritos? [+]

Resposta: O modelo do Curriculum Vitae (CV) é livre, devendo o mesmo ser encaminhado exclusivamente no formato PDF. Não é necessário apresentar as notas de rendimento acadêmico (histórico escolar), pois a mesmas não constituirão critério de seleção para o Curso de Inverno. O único pré-requisito para admissão do pedido de inscrição é a obrigação do aluno se encontrar regularmente matriculado em curso de graduação em uma Instituição de Ensino Superior. Os alunos serão selecionados, dentre os que cumprem os pré-requisitos, de acordo com a ordem cronológica de inscrição.



04. Quantas vagas estarão disponíveis? [+]

Resposta: Serão oferecidas até 70 (setenta) vagas.



05. Quais tópicos serão abordados no Curso de Inverno? [+]

Resposta: Os tópicos a serem abordados no Curso de Inverno são aqueles que constam da descrição disponível no portal oficial do evento na Internet. Detalhes da grade de eventos, incluindo palestras, visitas técnicas e miniestágios, serão disponibilizados na página do evento na Internet em breve.



06. Em que profundidade os temas serão abordados? Dependendo de minha formação acadêmica, poderei ter dificuldade em acompanhar as palestras? [+]

Resposta: O único pré-requisito para participação no curso é o aluno estar matriculado em qualquer curso superior, independentemente da área do conhecimento. Certamente, para as palestras cujos temas estejam mais voltados para a área de engenharia, os alunos das áreas de exatas terão mais facilidade que os ligados às demais áreas (humanas e biomédicas, por exemplo). Por outro lado, temas relacionados aos aspectos geopolíticos e econômicos das atividades espaciais, bem como os ligados à área de sensoriamento remoto, poderão ser mais facilmente assimilados por alunos da área de humanas que os da de exatas. De qualquer forma, todas as atividades do Curso de Inverno são planejadas com vistas a poder ser acompanhadas por alunos das diversas áreas do conhecimento.



07. O local onde será ministrado o curso possui alojamentos para os alunos? [+]

Resposta: O INPE não possui alojamentos. Os estudantes terão de buscar hospedagem junto à rede hoteleira da cidade, ou, quando possível, junto às repúblicas de estudantes ou casas de parentes ou amigos. Da mesma forma, não há um hotel "oficial" do evento, podendo os estudantes pesquisar e optar por aquele que melhor lhes convier. De modo a facilitar esta busca e aumentar as alternativas de hospedagem, em particular por meio da opção de hospedagem em quartos duplos ou triplos, a organização do Curso de Inverno irá disponibilizar, além de uma relação de hotéis próximos ao local do evento, uma página do curso nas redes sociais, bem como um grupo de mensagens por telefone celular (WhatsApp®) para que os alunos selecionados possam planejar previamente suas hospedagens entre si.



08. Todo aluno do curso terá direito a receber seu Certificado de Participação? [+]

Resposta: Não. Para que o aluno do curso faça jus ao Certificado de Participação o mesmo terá de apresentar um índice de presença mínimo nas atividades de 80%, além de obter conceito mínimo "Suficiente" na média dos testes de múltipla escolha a serem aplicados ao longo do curso.



09. Haverá bolsas de estudo parcial ou integral? [+]

Resposta: Não serão oferecidas bolsas de nenhuma modalidade.



Publicado Por: INPE
Última Modificação: Fev 20, 2019 15h30