Você está aqui: INPE / cubedesign / 2021 / ArtSat / Regulamento

ArtSat

O CubeDesign está inovando, com o objetivo de entregar excelentes desafios para as pessoas apaixonadas pela área espacial. Com isso o CubeDesign Virtual/2021,em parceria com o SACI-E/INPE, traz uma categoria nova, o ArtSat, em que as equipes terão a oportunidade de desenvolver desafios relacionados à Arte e Tecnologia.

Fase 1: Nessa fase serão contemplados todos os desafios relacionados a plataforma de serviço de um CubeSat. Os Desafios são Subsistema de Controle e Determinação de Atitude, Subsistema de Suprimento de Energia, Subsistema de Rastreio, Telemetria e Comando e Subsistema do Computador de Bordo.

Fase 2 – Nessa fase, será contemplado somente o desafio da carga útil de um nanosatélite, portanto, o desafio aqui, é o desafio da payload, a equipe deve demonstrar como o satélite desenvolverá sua missão artística.

ArtSat é a abreviação de Arte de Satélites. É um artefato que combina técnicas da engenharia de satélites de pequeno porte com as técnicas das artes visuais, sonoras, multimídia, entre outras. A qualidade de um ArtSat está relacionada ao uso que dá à carga útil do satélite, mas também à sua materialidade, à natureza dos seus componentes e sua forma. Para além dos requisitos próprios da engenharia espacial, as características de um ArtSat se manifestam também em seus atributos poéticos, simbólicos e ficcionais. Um ArtSat é a materialização de uma "linguagem híbrida" que articula a tecnociência com a dimensão sensível e imaginária no mesmo objeto.

Podem participar da categoria ArtSat qualquer pessoa, artistas, engenheiros, cientistas ou interessados em arte espacial, acima dos 18 anos de qualquer país da América Latina. A seleção inicial para participação na competição pela categoria ArtSat será no máximo de 10 Equipes/Coletivos com 4 a 10 integrantes.

ArtSat
Desafio Descrição
EPS Subsistema de Suprimento de Energia
OBDH Subsistema de Computador de Bordo
Payload Subsistema de carga útil
Arte Missão Artística / Conceito do ArtSat / Híbrido de Arte e Tecnologia / Desafio e resolução da missão artística.
Desafio único https://drive.google.com/drive/folders/1HJk_oY3s5_YaFhq-TgoGl9cwDypYexdq?usp=sharing

Publicado Por: INPE
Última Modificação: Set 09, 2021 12h08