Você está aqui: INPE / WETE 2019 / Mini-cursos

Mini-cursos

Dia 07/08

MC 1: Aerospace and Defense Marketing Brand Design[+]
João Dallamuta

João Dallamuta


Engenheiro de Telecomunicações pela UFPR. MBA em Marketing Estratégico pela FAE Business School. Mestre pela UEL Universidade Estadual de Londrina.

Iniciou a carreira atuando como trainee de inteligência de mercado no segmento de telecomunicações. Atuou como analista de marketing no mercado de máquinas agrícolas. Como executivo de marketing atuou no mercado de ensino via satélite e no exigente segmento de Franchising.

É membro da AAB Associação Aeroespacial Brasileira. Ponto de contato no Brasil da UNISEC - University Space Engineering Consortium.

Desde 2004 leciona Engenharia, Gestão e Marketing em Universidades públicas e privadas para cursos de graduação e pós-graduação. Deste 2015 leciona na UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Descrição:

Objetivo: Apresentar algumas técnicas para criação de marcas para programas aeroespaciais. Realizar atividade prática de criação de uma marca para um projeto aeroespacial.

Conteúdo: Conceitos sobre marcas - Funções das Marcas - Processo de criação de uma marca - Arquiteturas de marcas na indústria aeroespacial - Estudos de caso da indústria aeroespacial - Atividade prática de criação de uma marca aeroespacial.

Local:
Sala de Reuniões I - LIT - 1º andar




Dia 08/08

MC2: Data Science [+]
Dr. Rafael Santos

Dr. Rafael Santos


É Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Pará (1990), obteve seu mestrado e doutorado em Ciência da Computação (Inteligência Artificial Aplicada) no Kyushu Institute of Technology no Japão, respectivamente em 1995 e 1998. Foi pesquisador visitante e fez estágio pós-doutorado na Universidade Johns Hopkins, EUA. Atualmente é tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais atuando em pesquisa e desenvolvimento em aplicações de inteligência artificial (data mining, processamento de imagens, sistemas inteligentes, técnicas e aplicações de data science/e-science). Autor do livro Introdução à Programação Orientada a Objetos usando Java, em sua segunda edição, publicado como parte da Coleção Campus/SBC.

Descrição:

Data Science é o nome dado ao conjunto de métodos usados para extrair conhecimento de dados, com ênfase em reprodutibilidade. Dados podem ser heterogêneos, em diferentes escalas, incompletos e possivelmente mal-estruturados em conhecimento - o uso de etapas reprodutíveis no processamento e análise permite a aplicação de diferentes técnicas de preprocessamento, exploração, análise e visualização dos dados.

Local:
Auditório Fernando de Mendonça - LIT - 2º andar


MC3: Simuladores de satélites: estudo e prática com o subsistema de energia de um nanossatélite [+]
Dra. Ana Maria Ambrosio

Dra. Ana Maria Ambrosio


Italo Pinto Rodrigues

Italo Pinto Rodrigues


Descrição:

O objetivo principal deste workshop é conscientizar o aluno sobre a importância das atividades de simulação exercidas em uma missão espacial. Serão apresentados os vários tipos de simulações utilizados desde a concepção até a fase de operação de um satélite. Para demonstrar os conceitos abordados durante o workshop, os alunos irão desenvolver a simulação de um Subsistema de energia elétrica de um nanossatélite, levando em consideração as variações do satélite na órbita (iluminado pelo sol ou na sombra da terra) e o estado (ligado/desligado) dos equipamentos que produzem uma variação no consumo de energia do satélite.

Local:
Sala de Reuniões I - LIT - 1º andar




As vagas por sessão são limitadas. Para checar a disponibilidade, verifique o formulário abaixo e faça a sua inscrição:


Publicado Por: INPE
Última Modificação: Ago 02, 2019 17h09