Serviço e pesquisa há quase 10 anos

Na última década, em parceria com diversas empresas do setor elétrico, energia e construção civil, o Grupo ELAT vem executando projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento de novas metodologias, tecnologias e serviços para monitoramento, análise e previsão de tempestades e de descargas atmosféricas, com amplas aplicações na área de engenharia e segurança. Como principal resultado, em Julho/2009, o Grupo ELAT inaugurou em São José dos Campos/SP, o Núcleo de Monitoramento de Descargas Atmosféricas do INPE.

A metodologia do Núcleo de Monitoramento permite a previsão de ocorrência de descargas atmosféricas com 30min a 1h de antecedência em regiões com áreas da ordem de inferiores a 10km2, apresentando um índice de acerto médio entre 70-80%. Trata-se de uma abordagem única uma vez que, atualmente, a previsão de ocorrência de tempestades (e, conseqüentemente, de descargas atmosféricas) ocorre a partir de subprodutos dos modelos meteorológicos de previsão numérica ou de produtos de satélites, os quais trabalham em escala sinótica e mesoescala, sendo específicos, portanto, para grandes áreas. Por esse motivo, previsões para regiões menores (como, por exemplo, cidades, parques florestais, aeroportos, estádios de futebol, áreas industriais, rodovias, obras a céu aberto, minas de extração, refinarias) não oferecem uma precisão satisfatória do ponto de vista espacial e temporal.

É importante destacar que a previsão da ocorrência de tempestades não se baseia simplesmente em estudos estatísticos e nem utiliza sistemas automatizados. Ela está embasada no conhecimento dos processos físicos de formação das tempestades e dos raios permite saber com muito mais exatidão (através da análise combinada em múltiplas fontes de dados como radares, satélite, modelos meteorológicos e dados de descargas nuvem-solo e intranuvem) qual a probabilidade de um tempestade se formar no local monitorado ou se deslocar até o local possibilitando assim atrasar a emissão do alerta e antecipar a liberação sem aumentar os riscos na área monitorada. Além disso, a metodologia, por utilizar diferentes fontes de dados meteorológicos e por acompanhar a evolução dinâmica e elétrica das tempestades, implicitamente já leva em consideração as condições do relevo do local monitorado. Isso torna possível, portanto, monitorar a ocorrência de descargas atmosféricas de forma diferenciada em função da geografia: montanhas, serras, depressões, vales, planaltos ou zona litorânea mantendo a alta eficiência do sistema.

Os serviços oferecidos tem um caráter diferenciado no país e buscam atender as seguintes finalidades:

  • proteção de vidas humanas em atividades a céu aberto
  • proteção de equipamentos ou dispositivos sensíveis as descargas atmosféricas
  • auxilio a tomada de decisões em empresas de energia, telecomunicação, entre outras
  • avaliação de incidentes supostamente provocados por descargas atmosféricas

Clique aqui para baixar o portfólio completo de serviços oferecidos pelo Núcleo de Monitoramento.