Apresentando o Grupo ELAT

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) possui mais de 30 anos de experiência em pesquisa de tempestades e relâmpagos no Brasil, com um vasto histórico de atividades na área. As atividades de pesquisas concentram-se na área de Eletricidade Atmosférica através de técnicas experimentais, modelos numéricos e estudos teóricos, com ênfase à pesquisa sobre relâmpagos no Brasil. A pesquisa é dividida em quatro principais áreas:

  • Observações de Relâmpagos – Realizada a partir da análise de dados de relâmpagos obtidos por múltiplas técnicas no solo, balões, aviões, foguetes e satélites. O principal objetivo é determinar as características dos relâmpagos em diferentes regiões do Brasil.

  • Estudos dos Processos Físicos dos Relâmpagos – Desenvolvida a partir de modelos computacionais e teóricos. Os principais objetivos são o estudo dos processos físicos associados com o surgimento do relâmpago dentro das nuvens de tempestade e sua evolução temporal, e a dependência das características dos relâmpagos sobre diferentes condições atmosféricas e da superfície.

  • Impacto dos Relâmpagos sobre o Meio Ambiente e a Atividade Humana – Desenvolvida a partir de estudos teóricos e estudos aplicados, que visam quantificar o impacto dos relâmpagos sobre o meio ambiente (em particular devido às queimadas e a alteração da química da atmosfera) e sobre a atividade humana (em particular sobre o sistema elétrico e sobre os riscos a vida humana). Aspectos relativos às variações destes impactos em diferentes escalas temporais englobando as variações climáticas devido ao aquecimento global também são considerados.

  • Eletrodinâmica dos Processos Atmosféricos – Desenvolvida através da análise de dados relacionados aos relâmpagos na atmosfera. Os principais objetivos incluem os estudos dos efeitos dos relâmpagos sobre a atmosfera e dos processos físicos responsáveis pelo campo elétrico de tempo bom e da estrutura elétrica das nuvens de tempestade.