O ELAT desenvolve projetos de pesquisa e desenvolvimento com diversas empresas, para aplicações específicas. Os projetos envolvem desenvolvimento de softwares, equipamentos e metodologias relacionadas a descargas atmosféricas, precipitação e ocorrência de tempestades severas. As seguintes empresas já realizaram ou estão realizando projetos de pesquisa e desenvolvimento com o ELAT: Ampla, Bandeirante, Chesf, Coelba, CPFL, Elektro, Eletrosul, Energisa-MS, Emergisa-MT, Enerpeixe, Enersul, Escelsa, Furnas, Grupo Energisa (Projeto Estratégico), Petrobras e Santo Antônio.
Diversos projetos de P&D do ELAT foram escolhidos para compor a Revista de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel. Em 2011, o ELAT e a EDP conquistaram juntos o prêmio Apex (Aptel de Excelência), reconhecido por identificar e premiar os cases em que as empresas utilizaram sistemas inovadores para aprimorar os serviços aos seus clientes e tornar ainda mais eficiente a própria operação.
O ELAT também coordena o Projeto Estratégico nº 015/2013: Gestão dos Impactos de Eventos Climáticos Severos no Setor de Energia Elétrica que teve início em 2015.