ELAT faz monitoramento de raios com maior precisão
O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) através do Núcleo de Monitoramento e Previsão de Descargas Atmosféricas começa a oferecer a partir de agora um monitoramento de raios mais preciso para empresas através da nova Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosférica, a BrasilDAT, que cobrirá todo o território nacional e contará com informações de descargas nuvem-solo mais precisas e de descargas dentro das nuvens. Atualmente, o sudeste já está coberto e está previsto que as regiões sul, centro-oeste e nordeste estejam completamente cobertas até julho de 2012 e a região norte até o final de 2012. A nova rede é operada pelo ELAT e conta com uma nova tecnologia que permitirá emitir alertas com maior antecipação e confiabilidade em relação aos serviços hoje existentes no país.
“Este é um diferencial, pois nenhuma instituição no país possui informações de descargas intranuvens abrangentes o suficiente para o monitoramento das empresas, trazendo uma maior margem de acerto para os alertas emitidos pelo Núcleo”, comenta Kleber Naccarato, Coordenador do Núcleo de Monitoramento de Raios.
Trata-se de uma abordagem bastante inovadora que possibilita tomar medidas preventivas antecipadas na prevenção de acidentes em atividades a céu aberto, como aeroportos, estádios de futebol, áreas industriais, rodovias, grandes construções, minas de extração, refinarias, entre outros. A partir de informações precisas sobre as condições atmosféricas de uma dada região - que indicam o potencial de ocorrência de tempestades - é possível a tomada de ações preventivas no sentido de minimizar não só os prejuízos materiais causados pelas tempestades, mas, acima de tudo, evitar perdas humanas.
“Este é um diferencial, pois nenhuma instituição no país possui informações de descargas intranuvens abrangentes o suficiente para o monitoramento das empresas, trazendo uma maior margem de acerto para os alertas emitidos pelo Núcleo”
comenta Kleber Naccarato, Coordenador do Núcleo de Monitoramento de Raios.
“A BrasilDAT, operada pelo ELAT, permite uma maior antecipação da ocorrência de tempestades e a identificação do grau de severidade das mesmas, através da detecção das descargas intranuvem”, afirma Osmar Pinto Junior, Coordenador do ELAT.
Ao longo de quase uma década de pesquisas, o ELAT desenvolveu um sistema de monitoramento de raios que tem auxiliado muitas empresas na redução dos custos de paralisação e, principalmente, na proteção de vidas humanas. Como principais parceiros do Núcleo de Monitoramento, estão: Vale, Camargo Correa, Andrade Gutierrez, IESA, Queiroz Galvão, GDK, Conduto, CCDL, Construcap, Odebrecht, TechInt, Petrobrás Engenharia, Refinarias REDUC, RPBC, REVAP, RLAM e Premium I, Vale Fertilizantes, Transpetro, Petrobrás Gás e Óleo, Azevedo Travassos, Promon, Cemontex, UTC e Trix Engenharia. Tais resultados e avanços estão sendo também acompanhados e julgados pela comunidade científica através de trabalhos publicados em congressos internacionais.
O núcleo conta hoje com uma equipe de 03 meteorologistas, 06 operadores técnicos, 01 coordenador operacional e 02 pesquisadores doutores, o que permite a realização de monitoramento contínuo 24hs por dia, 7 dias por semana, 365 dias no ano. Este centro oferece o monitoramento e previsão meteorológica em qualquer local do país e da América do Sul. A metodologia de monitoramento e previsão não é automática e se baseia no tempo de aproximação das tempestades e na análise completa de todos os dados disponíveis para que a decisão seja focada no tempo de antecedência, o que torna possível, portanto, monitorar a ocorrência de descargas atmosféricas de forma diferenciada e eficiente.
Mais informações
Núcleo de Monitoramento – (12) 3029-8131 / 3019-4621