ELAT / INPE divulga resultado do concurso “Momento Único – A Melhor Foto e Vídeos de Raios no Brasil”
O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulga os vencedores do concurso “Momento Único – A Melhor Foto e Vídeos de Raios no Brasil” em solenidade de abertura da XIV Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (ICAE 2011), com a presença de diversas autoridades de ciência e tecnologia e do setor elétrico.
O concurso teve a participação de 11 estados do país, que enviaram no total 1.770 fotos e 81 vídeos em alta resolução. A cerimônia fez uma homenagem e a entrega da premiação para Jacomo Piccolini (Melhor Foto), Christian Spencer (Melhor Vídeo) e também Alex Amorim (Prêmio Especial Fotografia). Este concurso, realizado pelo ELAT/ INPE, foi o primeiro do gênero no Brasil e teve como principal objetivo despertar nas pessoas a curiosidade sobre os raios e estimular a busca de informações sobre o fenômeno. Tal curiosidade é a base para qualquer ação voltada a minimizar as mortes por raios no país.
Na categoria Melhor Foto, o primeiro colocado (Jacomo Piccolini) registrou uma imagem em Campinas - SP.
“A grande dificuldade de realizar uma foto como essa foi conseguir capturar um raio com alto grau de nitidez em um dia com grande luminosidade, e este foi um dos principais motivos que esta foi a foto vencedora do concurso.”
Iara Cardoso, coordenadora de comunicação do ELAT / INPE
“A grande dificuldade de realizar uma foto como essa foi conseguir capturar um raio com alto grau de nitidez em um dia com grande luminosidade, e este foi um dos principais motivos que esta foi a foto vencedora do concurso”, comentou Iara Cardoso, coordenadora de comunicação do ELAT / INPE.
O segundo colocado, Romulo Venâncio, fotografou um raio em São Vicente – SP. Na terceira posição ficou a foto de Claudine Dereczynski, registrada no Rio de Janeiro. E no quarto lugar tivemos um registro feito por Claudio Heckler na Praia da Gamboa, Santa Catarina.
Na categoria Melhor Vídeo, o primeiro colocado (Christian Spencer) gravou uma coletânea de raios em Itatiaia – RJ. O segundo colocado, Julio Cesar Dias, registrou imagens no Rio de Janeiro. Em terceiro lugar ficou um vídeo registrado por Jacomo Piccolini, com filtro infravermelho e uma câmera de alta velocidade, também em Campinas – SP.
Também foram homenageados mais quatro fotógrafos através da categoria Prêmio Especial Fotografia pelas interessantes fotos registradas de um tempestade vista de um avião em Guarulhos – SP (por Alex Amorim), de um raio e um arco-íris compondo a mesma imagem realizada em Pitangui - MG (por Nicodemos Rosa), com filtro infravermelho em Campinas – SP (por Jacomo Piccolini) e de uma paisagem inusitada em Jaguariúna – SP (por Carlos Penna).
O banco de imagens do concurso também irá compor cenas do primeiro filme-documentário sobre os raios no Brasil. Intitulado “Fragmentos de Paixão – Que Raio de História”, o filme está sendo realizado pelo ELAT / INPE e será lançado em março de 2012. As gravações começam em setembro deste ano e irão contemplar os raios no contexto da história, cultura e ciência nacional.